En­fren­tar a do­en­ça des­de a in­fân­cia é mais com­pli­ca­do

Metro Brazil (ABC) - - Saúde -

Aos 10 anos, Lu­ci­a­na Man­gi­ni per­deu 10 qui­los em ape­nas um mês. O di­ag­nós­ti­co veio rá­pi­do e cer­tei­ro: di­a­be­tes ti­po 1 - o mais co­mum en­tre os mais jo­vens. No dia se­guin­te, sua ro­ti­na diá­ria te­ve que in­cluir tu­do o que qual­quer cri­an­ça mais te­me. To­mar in­je­ção diariamente e pa­rar de co­mer do­ce. “Co­me­cei a to­mar du­as in­su­li­nas por dia”, con­ta. E não pa­rou por aí. “O tra­ta­men­to é com­pli­ca­do, não é só to­mar in­su­li­na”. Ela te­ve que in­cor­po­rar a sua vi­da uma di­e­ta con­tro­la­da, com res­tri­ções de car­boi­dra­tos, prá­ti­ca re­gu­lar de ati­vi­da­des fí­si­cas e mo­ni­to­ra­men­to cons­tan­te da gli­ce­mia.

“Pre­ci­sa­va con­tro­lar uma fun­ção que é au­to­má­ti­ca no cor­po, is­so é di­fí­cil pa­ra um adul­to, ima­gi­ne pa­ra uma cri­an­ça”, ques­ti­o­na Lu­ci­a­na. Tu­do cor­reu bem até a ado­les­cên­cia, fa­se em que des­cui­dou do tra­ta­men­to. E o re­sul­ta­do veio aos 25 anos, quan­do acor­dou sem vi­são.

Fo­ram cin­co anos de tra­ta­men­to in­ten­so, com te­ra­pia a la­ser, in­je­ções no glo­bo ocu­lar e du­as ci­rur­gi­as. “Du­ran­te dois anos fi­quei pra­ti­ca­men­te ce­ga, ti­ve que pa­rar mi­nha vi­da”, re­lem­bra Lu­ci­a­na, que após tra­ta­men­tos re­cu­pe­rou boa par­te da vi­são. METRO

|DI­VUL­GA­ÇÃO

De­pois de per­der 10 qui­los, Lu­ci­a­na des­co­briu que ti­nha di­a­be­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.