De olhos bem aber­tos

Cam­pa­nha do Dia Mun­di­al do Di­a­be­tes aler­ta pa­ra ris­cos de per­da da vi­são por com­pli­ca­ções

Metro Brazil (ABC) - - Saúde - CARLOS MINUANO

O di­a­be­tes po­de cau­sar ce­guei­ra. E qua­se me­ta­de da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra não sa­be dis­so, se­gun­do um es­tu­do re­cen­te re­a­li­za­do em oi­to ca­pi­tais pe­la SBRV (So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Re­ti­na e Vi­treo). Atu­al­men­te são 14,3 mi­lhões de di­a­bé­ti­cos no país, se­gun­do le­van­ta­men­to da IDF (In­ter­na­ti­o­nal Di­a­be­tes Fe­de­ra­ti­on). “80% des­sas pes­so­as não fa­zem tra­ta­men­to e po­dem ter com­pli­ca­ções na vi­são”, diz Már­cio Kra­kau­er, en­do­cri­no­lo­gis­ta da (SBD) So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Di­a­be­tes.

Não por aca­so, o cui­da­do com os olhos é o te­ma cen­tral do Dia Mun­di­al do Di­a­be­tes des­te ano, ce­le­bra­do hoje, 14 de no­vem­bro. O es­tu­do da SBRV apon­ta ain­da que 26% dos di­a­bé­ti­cos nun­ca pas­sou por con­sul­ta com of­tal­mo­lo­gis­ta. A dica dos mé­di­cos é bem sim­ples: tem di­a­be­tes? Con­sul­te um of­tal­mo­lo­gis­ta o mais rá­pi­do pos­sí­vel e fa­ça um ma­pe­a­men­to de re­ti­na, tam­bém co­nhe­ci­do co­mo exa­me de fun­do de olho.

“O di­ag­nós­ti­co e tra­ta­men­to pre­co­ce do ede­ma ma­cu­lar e da re­ti­no­pa­tia di­a­bé­ti­ca pro­por­ci­o­nam gran­des chan­ces de re­cu­pe­ra­ção da vi­são”, afir­ma o mé­di­co of­tal­mo­lo­gis­ta Ar­nal­do Bor­don, mem­bro da So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Re­ti­na e Ví­treo e di­re­tor de Saú­de Ocu­lar da SBD. Mas, na mai­o­ria dos ca­sos, não é o que ocor­re, afir­ma o es­pe­ci­a­lis­ta. “Na pri­mei­ra dé­ca­da da do­en­ça o pa­ci­en­te po­de não apre­sen­tar ne­nhu­ma sin­to­ma”, ex­pli­ca Bor­don.

A mai­o­ria pro­cu­ra um es­pe­ci­a­lis­ta quan­do o pro­ble­ma já se agra­vou. O ede­ma ma­cu­lar e a re­ti­no­pa­tia di­a­bé­ti­ca (as­sim co­mo ou­tras com­pli­ca­ções do di­a­be­tes), são cau­sa­das pe­lo au­men­to do açú­car no san­gue. Am­bos pro­vo­cam he­mor­ra­gi­as e obs­tru­ções nos va­sos san­guí­ne­os do fun­do do olho (re­ti­na) e na área cen­tral (má­cu­la), que po­dem re­sul­tar na per­da pro­gres­si­va da vi­são.

Os prin­ci­pais sin­to­mas são man­chas na vi­são e dis­tor­ção de ima­gem. “En­tre a po­pu­la­ção que tem a do­en­ça há 15 anos, 60% tem re­ti­no­pa­tia di­a­bé­ti­ca ou ede­ma ma­cu­lar”, diz Ra­mon An­tu­nes, es­pe­ci­a­lis­ta em re­ti­na do Hos­pi­tal de Olhos Pau­lis­ta.

Após iden­ti­fi­ca­da, a do­en­ça é tra­ta­da ini­ci­al­men­te com fo­to­co­a­gu­la­ção a la­ser. Em ou­tros ca­sos po­dem ser uti­li­za­dos in­je­ções com me­di­ca­ções no glo­bo ocu­lar, ou em ca­sos mais se­ve­ros, ci­rur­gia.

| PIXABAY

Sin­to­mas de pro­ble­mas na vi­são por cau­sa do di­a­be­tes apa­re­cem em es­tá­gi­os avan­ça­dos da do­en­ça, di­zem es­pe­ci­a­lis­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.