O OLHAR DE LAERTE

CARTUNISTA LAN­ÇA ‘MO­DE­LO VI­VO’, LI­VRO QUE REÚ­NE TRA­BA­LHO DE OBSERVAÇÃO DE NUS E HQS DOS ANOS 1980 E 1990

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CAR­LOS MINUANO METRO SÃO PAU­LO

Qu­em pen­sa­va que a cartunista Laerte, que as­su­miu a tran­se­xu­a­li­da­de aos 57, já ti­nha mos­tra­do tu­do, se en­ga­na. Em “Mo­de­lo Vi­vo” ela re­ve­la um la­do iné­di­to de seu tra­ba­lho: de­se­nhos de observação de cor­pos nus, mas­cu­li­nos e fe­mi­ni­nos. “Nun­ca ti­nha pu­bli­ca­do es­sas ex­pe­ri­ên­ci­as”, re­ve­la a ar­tis­ta.

O li­vro, que rom­pe um hi­a­to de seis anos, traz ain­da his­tó­ri­as em quadrinhos e ti­ri­nhas de 1980 e 1990.

O que à pri­mei­ra vis­ta po­de pa­re­cer uma reu­nião caó­ti­ca de tra­ba­lhos de uma ar­tis­ta sin­gu­lar, mais de per­to se re­ve­la al­go bas­tan­te com­ple­xo.

Por um la­do, é co­mo uma es­pi­a­da pe­lo re­tro­vi­sor. Ou se­ja, a cartunista, ama­du­re­ci­da, que tri­lha no­vos ca­mi­nhos, ob­ser­van­do as es­tra­das per­cor­ri­das em dé­ca­das de uma pro­du­ção de fôlego, e de per­so­na­gens icô­ni­cos, co­mo os Piratas do Ti­e­tê.

Na ou­tra pon­ta é uma vol­ta às ori­gens, nos de­se­nhos de mo­de­lo vi­vo, al­go que pra­ti­ca­va an­tes de se pro­fis­si­o­na­li­zar, e que, se­gun­do ela, nor­teia e nu­tre sua obra até ho­je. “Pre­ten­do de­se­nhar cor­pos hu­ma­nos en­quan­to es­ti­ver vi­va; é um ato úni­co e ines­go­tá­vel”, con­ta Laerte.

Os de­se­nhos pu­bli­ca­dos em “Mo­de­lo Vi­vo” fo­ram pro­du­zi­dos em um curso li­vre que a cartunista re­a­li­zou jun­to com o filho, Rafael Cou­ti­nho, em 2013. E as HQs que com­põem o li­vro fo­ram pu­bli­ca­das ori­gi­nal­men­te nas re­vis­tas “Chi­cle­te com Ba­na­na”, “Ge­ral­dão”, “Cir­co” e “Piratas do Ti­e­tê” - pu­bli­ca­ção so­lo da Laerte.

Já a re­tros­pec­ti­va de HQs apre­sen­ta às no­vas ge­ra­ções um for­ma­to que a au­to­ra não pre­ten­de re­to­mar. “Ain­da que te­nha ca­ri­nho por vá­ri­os des­ses mo­men­tos, es­tou in­do nu­ma di­re­ção que é, em si, com­pli­ca­da o su­fi­ci­en­te pa­ra não me dei­xar fol­ga pa­ra re­vi­vals”, afir­ma.

No mo­men­to, além das ti­ri­nhas e char­ges no jor­nal “Fo­lha de S.Pau­lo”, ela re­to­ma as gra­va­ções do pro­gra­ma “Tran­san­do com Laerte”, que es­treia no Ca­nal Bra­sil no se­gun­do se­mes­tre de 2017.

HQ pu­bli­ca­da em 1991

De­se­nhos de nus mos­tram tra­ço des­co­nhe­ci­do de Laerte ‘MO­DE­LO VI­VO’ LAERTE SE­LO BARRICADA ED. BOITEMPO 88 PÁGS. R$ 49

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.