Pa­co­te an­ti­cor­rup­ção se­rá re­a­pre­sen­ta­do ho­je

Após re­cuo. Re­la­tor re­ti­ra pu­ni­ção mais du­ra pa­ra juí­zes e MP e fe­cha tex­to com 17 me­di­das

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Em de­ba­te des­de ju­nho, o pa­co­te an­ti­cor­rup­ção ga­nha­rá ho­je ver­são fi­nal. O re­la­tor, de­pu­ta­do Onyx Lo­ren­zo­ni (DEM-RS), apre­sen­ta­rá na Co­mis­são Es­pe­ci­al con­jun­to de 17 me­di­das. A vo­ta­ção do tex­to es­tá pre­vis­ta pa­ra ama­nhã e de­ve ir pa­ra ple­ná­rio da Câ­ma­ra a par­tir da pró­xi­ma se­ma­na. Pa­ra en­trar em vi­gor, ain­da pre­ci­sa ser apro­va­do tam­bém pe­lo Se­na­do.

Lo­ren­zo­ni tra­ba­lhou no fe­ri­a­do e, na se­gun­da-fei­ra, após reu­nião com pro­cu­ra­do­res, ce­deu a pres­são e re­ti­rou a ‘me­di­da 18’, que pre­via pro­ces­sos con­tra juí­zes e in­te­gran­tes do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co por cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de. “Não que­re­mos mis­tu­rar um pro­je­to sé­rio, que bus­ca fe­char as bre­chas por on­de es­ca­pam cor­rup­tos e cor­rup­to­res, com ini­ci­a­ti­vas que pos­sam ser usa­das pa­ra cer­ce­ar a ação de in­ves­ti­ga­do­res.”

Ba­ti­za­do de “10 me­di­das con­tra a cor­rup­ção”, o pa­co­te che­gou ao Con­gres­so ano pas­sa­do pe­las mãos do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral e as­si­na­do por dois mi­lhões de pes­so­as. A ver­são fi­nal con­tem­pla te­mas-chave: cor­rup­ção co­mo cri­me he­di­on­do, agi­li­da­de nos pro­ces­sos de im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va e pu­ni­ção do cai­xa dois.

Além de in­cluir pro­pos­tas, o re­la­tor fez al­te­ra­ções no tex­to ori­gi­nal, co­mo obri­gar a no­ti­fi­ca­ção de agen­tes pú­bli­cos sub­me­ti­dos a tes­te de in­te­gri­da­de; e re­jei­tou su­ges­tões co­mo li­mi­tar ha­be­as cor­pus e a pri­são pre­ven­ti­va pa­ra for­çar a de­vo­lu­ção de re­cur­so ilí­ci­to. METRO BRASÍLIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.