Po­lí­ti­ca

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLÁU­DIO HUM­BER­TO CLAUDIO.HUM­BER­TO @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

EUA VE­TA VEN­DA DE AVIÃO DA EM­BRA­ER À NI­GÉ­RIA. Os Es­ta­dos Uni­dos po­dem ter ve­ta­do a ven­da ao go­ver­no da Ni­gé­ria de ao me­nos 10 aviões A-29 Su­per Tu­ca­nos, pro­du­zi­dos em par­ce­ria da Em­bra­er com a ame­ri­ca­na Si­er­ra Ne­va­da. As ae­ro­na­ves, con­si­de­ra­das de ata­que le­ve, se­ri­am uti­li­za­das no com­ba­te a ter­ro­ris­tas do gru­po Bo­ko Ha­ram. O ve­to ame­ri­ca­no é atri­buí­do às acu­sa­ções de des­res­pei­to sis­te­má­ti­co dos di­rei­tos hu­ma­nos por mi­li­ta­res ni­ge­ri­a­nos.

NÃO É A PRI­MEI­RA VEZ. Em 2015, os EUA im­pe­di­ram com­pra de he­li­cóp­te­ros de com­ba­te pe­la Ni­gé­ria de Is­ra­el pe­la mes­ma ra­zão: “des­res­pei­to de di­rei­tos hu­ma­nos”.

ES­TÁ NA LEI. A Le­ahy Law proí­be os EUA de for­ne­ce­rem ma­te­ri­al bé­li­co a paí­ses on­de os di­rei­tos hu­ma­nos não são in­te­gral­men­te res­pei­ta­dos.

BO­CA DE SIRI. A Em­bra­er in­for­mou que não co­men­ta “ven­das não con­cre­ti­za­das” e clas­si­fi­ca quais­quer in­for­ma­ções so­bre o ca­so co­mo “es­pe­cu­la­ti­vas”. ES­TA­BI­LI­DA­DE DA FA­LÊN­CIA. Ape­sar da si­tu­a­ção fa­li­men­tar, União, Es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os não po­dem de­mi­tir ser­vi­do­res de­vi­do ao ar­ti­go 41 da Cons­ti­tui­ção, que lhes ga­ran­te es­ta­bi­li­da­de. Ape­nas 5.659 fo­ram pu­ni­dos com des­li­ga­men­to no país de 2003 a 2015. Em mé­dia, uma de­mis­são por mu­ni­cí­pio em 13 anos.

AÍ TEM COI­SA. O Se­na­do não tem pres­sa pa­ra vo­tar lo­go a PEC do Te­to de Gas­tos, mas anun­ci­ou vo­ta­ção vapt-vupt um no­vo pro­je­to de “re­pa­tri­a­ção” de re­cur­sos ile­gais de bra­si­lei­ros no ex­te­ri­or.

QUA­SE UM FLA­GRAN­TE. No exa­to mo­men­to em que cer­ca de 70 pes­so­as que­bra­ram por­tas de vi­dro e in­va­di­ram o ple­ná­rio, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia, tra­ta­va com lí­de­res par­ti­dá­ri­os da anis­tia ao “cai­xa 2” de po­lí­ti­cos.

ES­PE­LHO MEU. Os jor­na­lões des­co­bri­ram o que os lei­to­res des­ta co­lu­na sa­bem há me­ses. O de­pu­ta­do Jair Bol­so­na­ro (RJ) pre­pa­ra seu de­sem­bar­que do Par­ti­do So­ci­al Cris­tão (PSC). Ele quer um par­ti­do pa­ra cha­mar de seu.

“VOS­SA EX­CE­LÊN­CIA, POR FA­VOR, ME ES­QUE­ÇA” RI­CAR­DO LEWAN­DOWS­KI, AO OU­VIR CRÍ­TI­CAS DE GIL­MAR MEN­DES A SU­AS ATI­TU­DES NO SE­NA­DO

| RE­NA­TO ARAU­JO/AGÊN­CIA BRA­SIL

De­pu­ta­do Jair Bol­so­na­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.