Black Fri­day: 30% ex­tra­po­lam gas­tos

Eles di­zem que não con­se­guem re­sis­tir às pro­mo­ções; sai­ba co­mo não es­tou­rar o or­ça­men­to

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Se­te em ca­da dez bra­si­lei­ros (69%) pre­ten­dem ir às com­pras na Black Fri­day nes­te ano, mar­ca­da pa­ra o pró­xi­mo dia 25. Se­gun­do pes­qui­sa da SPC Brasil, 42% dos que com­pra­ram al­go no ano pas­sa­do pla­ne­jam gas­tar mais, sen­do que o prin­ci­pal mo­ti­vo apon­ta­do é o bai­xo pre­ço dos pro­du­tos.

Mas o que de­ve­ria ser um óti­mo mo­men­to pa­ra eco­no­mi­zar po­de se tor­nar uma ame­a­ça à saú­de fi­nan­cei­ra do con­su­mi­dor. Qua­se um ter­ço dos en­tre­vis­ta­dos (30,8%) afir­mou que cos­tu­ma gas­tar mais do que po­de com a Black Fri­day, já que não con­se­gue re­sis­tir às opor­tu­ni­da­des ofe­re­ci­das pe­la pro­mo­ção.

“Mes­mo as com­pras da Black Fri­day de­vem ser acom­pa­nha­das de planejamento e pes­qui­sa. Além dis­to, o con­su­mi­dor pre­ci­sa fi­car aten­to às com­pras im­pul­si­vas, com­pran­do so­men­te aqui­lo que de fa­to pre­ci­sa”, diz o edu­ca­dor fi­nan­cei­ro do SPC Brasil, Jo­sé Vig­no­li.

En­tre aque­les que pre­ten­dem apro­vei­tar a Black Fri­day, 8,1% dei­xa­rão de pa­gar al­gu­ma con­ta pa­ra po­der com­prar na da­ta. Além dis­so, 19% es­tão com con­tas em atra­so e ou­tros 18,7% es­tão com o no­me su­jo.

A pes­qui­sa mos­tra ain­da que 10,6% dos en­tre­vis­ta­dos que adqu­ri­ram al­go na da­ta no ano pas­sa­do aca­ba­ram fi­can­do com o no­me su­jo de­vi­do à com­pra, e 3,5% ain­da es­tão nes­ta si­tu­a­ção.

Em mé­dia, os con­su­mi­do­res pre­ten­dem com­prar en­tre três e qua­tro pro­du­tos e gas­tar cer­ca de R$ 1.426,13, um au­men­to re­al de 31% em re­la­ção a 2015. A mé­dia de des­con­to es­pe­ra­da é de 36%.

A pes­qui­sa ou­viu 828 pes­so­as em 27 ca­pi­tais. ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.