Cri­se. Eco­no­mia bra­si­lei­ra en­co­lhe 0,78% no 3º tri

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

A eco­no­mia bra­si­lei­ra fe­chou o ter­cei­ro tri­mes­tre com con­tra­ção, ace­le­ran­do as per­das so­bre os três me­ses an­te­ri­o­res. No pe­río­do, o IBC-Br (Ín­di­ce de Ati­vi­da­de Econô­mi­ca do Ban­co Cen­tral), es­pé­cie de si­na­li­za­dor do PIB, en­co­lheu 0,78% na com­pa­ra­ção com o tri­mes­tre an­te­ri­or. A que­da no se­gun­do tri­mes­tre so­bre o pri­mei­ro foi de 0,42%.

O re­sul­ta­do ne­ga­ti­vo se deu ape­sar da al­ta de 0,15% do in­di­ca­dor em se­tem­bro so­bre o mês an­te­ri­or, me­lhor lei­tu­ra des­de ju­nho, con­tra ex­pec­ta­ti­va em pes­qui­sa da Reu­ters de avan­ço de 0,20%.

Is­so por­que em ju­lho e agos­to o IBC-Br apre­sen­tou que­das res­pec­ti­va­men­te de 0,18% e de 1% na ba­se men­sal. Nes­te ano, nú­me­ros po­si­ti­vos fo­ram re­gis­tra­dos ape­nas em abril, maio e se­tem­bro.

“Al­gum si­nal mais evi­den­te de re­ver­são da atu­al re­ces­são só de­ve vir no co­me­ço do pró­xi­mo ano. Cres­ci­men­to, tal­vez só no fi­nal de 2017”, ava­li­ou em no­ta o eco­no­mis­ta-che­fe do Ban­co Fa­tor, Jo­sé Fran­cis­co Gon­çal­ves, que pro­je­ta que­da de 3,3% do PIB es­te ano e es­ta­bi­li­da­de em 2017.

Em re­la­ção a se­tem­bro do ano pas­sa­do, o IBC-Br re­cu­ou 3,44%. No acu­mu­la­do em 12 me­ses, a que­da atin­giu 5,42%, em nú­me­ros des­sa­zo­na­li­za­dos. ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.