A for­ça do fe­mi­ni­no

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

De­pois de ro­dar em fes­ti­vais de ci­ne­ma em 2015, che­gou o mo­men­to do do­cu­men­tá­rio “Ma­ri­as – A fé no fe­mi­ni­no” ser co­nhe­ci­do pe­lo gran­de pú­bli­co. Di­ri­gi­do por Jo­a­na Ma­ri­a­ni, o lon­ga gra­va­do em cin­co paí­ses es­tre­ou on­tem nos ci­ne­mas bra­si­lei­ros.

Con­ta­do por meio de his­tó­ri­as vi­vi­das no Brasil, Cu­ba, Mé­xi­co, Pe­ru e Ni­ca­rá­gua, “Ma­ri­as” faz uma jor­na­da pe­lo fe­mi­ni­no exal­ta­do na fi­gu­ra de Nos­sa Se­nho­ra, uma vez que a fé e a de­vo­ção de­po­si­ta­das ne­la têm gran­de im­por­tân­cia na cul­tu­ra dos paí­ses la­ti­no-ame­ri­ca­nos.

“Tu­do co­me­çou quan­do uma ami­ga me con­tou que os 24 paí­ses da Amé­ri­ca La­ti­na têm Ma­ria co­mo pa­dro­ei­ra. Foi quan­do ti­ve von­ta­de de en­ten­der mais so­bre a im­por­tân­cia de­la nes­tes lu­ga­res”, ex­pli­ca a ca­ri­o­ca Jo­a­na Ma­ri­a­ni ao Me­tro Jor­nal.

A di­re­to­ra con­tou que, du­ran­te a pes­qui­sa so­bre es­ses paí­ses, fi­cou cla­ro que o des­ta­que da fi­gu­ra pa­tri­ar­cal era al­go de fa­cha­da e que a mãe é que se­ria re­al­men­te o cen­tro, “quem se­gu­ra a on­da da fa­mí­lia”.

O do­cu­men­tá­rio, que ini­ci­al­men­te ti­nha a in­ten­ção de con­tar so­bre fé, de­vo­ção e as diferentes ma­nei­ras de ce­le­bra­ção da Nos­sa Se­nho­ra em ca­da país, cres­ceu seu olhar pa­ra a for­ça da fi­gu­ra fe­mi­ni­na nes­te con­tex­to.

“Eu sem­pre di­go que vo­cê não di­ri­ge o do­cu­men­tá­rio, ele te di­ri­ge. En­tão, fo­mos sen­do le­va­dos pa­ra es­se olhar de ge­ne­ro­si­da­de, cui­da­do, aco­lhi­men­to do fe­mi­ni­no”, diz a ci­ne­as­ta.

O no­me Ma­ria é uma cons­tan­te du­ran­te os 75 mi­nu­tos do lon­ga. Dos seis per­so­na­gens, são qua­tro Ma­ri­as e dois Jo­sé Ma­ria que ren­dem cin­co his­tó­ri­as de três mu­lhe­res, de um ca­sal e de um ho­mem.

Com di­re­ção de fo­to­gra­fia de An­der­son Ca­pu­a­no e pro­du­ção de Jo­a­na com Ma­ti­as Ma­ri­a­ni, “Ma­ri­as” ga­nha des­ta­que pe­la emo­ção trans­mi­ti­da sem, no en­tan­to, ape­lar pa­ra o sen­ti­men­ta­lis­mo.

ME­TRO CU­RI­TI­BA

DI­VUL­GA­ÇÃO

‘A Nos­sa Se­nho­ra é um re­tra­to de ca­da país’, diz di­re­to­ra, res­sal­tan­do o pa­pel das ca­rac­te­rís­ti­cas fí­si­cas lo­cais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.