Sam­ba pa­ra tem­pos di­fí­ceis

Ge­ro Ca­mi­lo e Vic­tor Men­des se re­fu­gi­am no icô­ni­co bar Zi­car­to­la no dia de ins­ta­la­ção do Gol­pe Mi­li­tar na pe­ça ‘Ra­zão So­ci­al’

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Em no­vem­bro do ano pas­sa­do, Ge­ro Ca­mi­lo e Vic­tor Men­des co­me­ça­vam a pen­sar em um no­vo tra­ba­lho am­bi­en­ta­do em um mo­men­to de drás­ti­cas mu­dan­ças no país. Eles não ima­gi­na­vam, en­tão, que “Ra­zão So­ci­al” es­tre­a­ria um ano de­pois tam­bém em uma épo­ca du­ra e tur­bu­len­ta pa­ra o Brasil.

A obra, que che­ga ho­je aos pal­cos do Sesc Bom Re­ti­ro (al. Noth­mann, 185; sex. e sáb., às 21h, dom., às 18h; in­gres­sos a R$ 30) co­lo­ca os ato­res, res­pec­ti­va­men­te, co­mo um ope­rá­rio e um es­tu­dan­te que se re­fu­gi­am no len­dá­rio bar Zi­car­to­la na ma­dru­ga­da na qual os mi­li­ta­res to­ma­ram o po­der no país, em 1º de abril de 1964. Em meio ao sam­ba ad­mi­nis­tra­do pe­los pro­pri­e­tá­ri­os, o ca­sal Do­na Zi­ca (Fa­bi­a­na Coz­za) e Car­to­la (Adol­fo Mou­ra), eles re­fle­tem so­bre a si­tu­a­ção po­lí­ti­ca e re­for­çam o ca­rá­ter de re­sis­tên­cia do gê­ne­ro mu­si­cal.

“Tu­do co­me­çou com o pra­zer de fa­lar so­bre o sam­ba, mas o cru­za­men­to dis­so com a po­lí­ti­ca acon­te­ceu na­tu­ral­men­te e tu­do foi ga­nhan­do pro­fun­di­da­de”, afir­ma Men­des, co­au­tor do tex­to ao la­do de Ca­mi­lo, que te­meu que a pe­ça so­as­se da­ta­da de­vi­do ao mar­co his­tó­ri­co no qual é am­bi­en­ta­do.

O tí­tu­lo do tra­ba­lho re­me­te ao no­me ju­rí­di­co do bar, Ra­zão So­ci­al: Re­fei­ção Ca­sei­ra Lt­da, e tam­bém à ra­zão so­ci­al de ele exis­tir co­mo re­du­to agre­ga­dor de in­te­lec­tu­ais e ar­tis­tas.

Per­so­na­gens co­mo Car­los Ca­cha­ça, Nel­son Ca­va­qui­nho, Zé Ke­ti e Cle­men­ti­na de Je­sus ga­nham vi­da e têm mú­si­cas en­ce­na­das ao vi­vo pe­los ato­res e mú­si­cos Ever­son Pes­soa, Ger­son da Banda e Ni­no Mi­au.

“Te­nho Car­to­la co­mo Sha­kes­pe­a­re e em pé de igual­da­de com Tom Jo­bim. A po­tên­cia poé­ti­ca de­le é mai­or que qual­quer sam­ba”, con­clui Ca­mi­lo. AMANDA QUEIRÓS/ME­TRO

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Pe­ça re­tra­ta épo­ca du­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.