ABC te­rá trem ex­pres­so até o Ta­man­du­a­teí

Me­nor do que o pro­me­ti­do ini­ci­al­men­te, li­nha li­ga­rá San­to André à ca­pi­tal em 10 mi­nu­tos nos ho­rá­ri­os de pi­co

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI

Mas cur­to que o pre­vis­to ini­ci­al­men­te pe­lo go­ver­no es­ta­du­al, o Ex­pres­so ABC da CPTM (Com­pa­nhia Pau­lis­ta de Trens Me­tro­po­li­ta­nos) sai­rá do pa­pel no pró­xi­mo dia 30, com trem ex­clu­si­vo em ho­rá­ri­os de pi­co en­tre as es­ta­ções Pre­fei­to Cel­so Daniel, em San­to André, e Ta­man­du­a­teí, na ca­pi­tal, com pa­ra­da ape­nas em São Ca­e­ta­no. A es­ti­ma­ti­va da es­ta­tal é que o tra­je­to se­ja fei­to em ape­nas 10 mi­nu­tos.

O pro­je­to é uma an­ti­ga pro­mes­sa do Es­ta­do, que che­gou a anun­ci­ar que im­ple­men­ta­ria o tre­cho até 2014. Até en­tão, a pre­vi­são era que o ra­mal saís­se de Mauá e fos­se até a Luz, pa­ran­do so­men­te nas es­ta­ções Pre­fei­to Cel­so Daniel, São Ca­e­ta­no, Ta­man­du­a­teí e Brás. Po­rém, o que foi anun­ci­a­do na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra pe­lo go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min (PSDB) é mais cur­to.

Ba­ti­za­do ago­ra de Ex­pres­so Li­nha 10, o trem fun­ci­o­na­rá de se­gun­da a sex­ta-fei­ra, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Por dia, es­tão pro­gra­ma­das cer­ca de se­te vi­a­gens di­re­tas en­tre as es­ta­ções San­to André, São Ca­e­ta­no e Ta­man­du­a­teí em ca­da um dos ho­rá­ri­os, com in­ter­va­los mé­di­os de 24 mi­nu­tos.

“São pro­je­tos diferentes. Iden­ti­fi­ca­mos uma via au­xi­li­ar que pre­ci­sa­va de re­a­de­qua­ção pa­ra que a gen­te ope­ras­se com o trem se­gre­ga­do, sem ne­ces­si­da­de de gran­des in­ves­ti­men­tos. Aque­le pro­je­to an­ti­go ti­nha mai­or ex­ten­são, iria até a Luz, che­ga­ria à Mauá. Era ou­tra con­cep­ção e mo­de­lo di­fe­ren­te, in­clu­si­ve ta­ri­fá­rio, que não foi pos­sí­vel fa­zer. Op­ta­mos por es­sa al­ter­na­ti­va mais prá­ti­ca e rá­pi­da”, ex­pli­cou o ge­ren­te de re­la­ci­o­na­men­to da CPTM, Sér­gio de Car­va­lho Jú­ni­or. Se­gun­do ele, não há pre­vi­são pa­ra que o ex­pres­so che­gue à Mauá ou até o Brás.

O no­vo ser­vi­ço que en­tra­rá em ope­ra­ção no dia 30 se­rá re­a­li­za­do por um trem de oi­to car­ros, com ca­pa­ci­da­de pa­ra até du­as mil pes­so­as e só irá fun­ci­o­nar no sen­ti­do ca­pi­tal pe­la ma­nhã e pa­ra quem vem ao ABC du­ran­te a noi­te.

| TIAGO SILVA/ARQUIVO ME­TRO

In­ter­va­lo se­rá de 24 mi­nu­tos en­tre os trens ex­pres­sos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.