Tro­ca no MinC. Comissão ava­li­a­rá ação con­tra Ged­del

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A Comissão de Éti­ca da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca se reú­ne ho­je, às 8h30, pa­ra ava­li­ar as acu­sa­ções de que o mi­nis­tro da Se­cre­ta­ria de Go­ver­no, Ged­del Vi­ei­ra Li­ma, te­ria ten­ta­do in­ter­fe­rir no em­bar­go de uma obra em Sal­va­dor. Após pe­dir de­mis­são na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, o ex-mi­nist ro da Cul­tu­ra Mar­ce­lo Ca­le­ro afir­mou ter so­fri­do pressão de Ged­del pa­ra in­ter­vir no as­sun­to jun­to ao Iphan (Ins­ti­tu­to do Pa­trimô­nio His­tó­ri­co e Ar­tís­ti­co Na­ci­o­nal). Es­se em­pre­e­di­men­to o foi bar­ra­do por es­tar si­tu­a­do em uma re­gião de tom­ba­men­to his­tó­ri­co na ca­pi­tal bai­a­na. Se­gun­do Ca­le­ro, Ged­del – que com­prou um apar­ta­men­to no pré­dio – o pro­cu­rou ao me­nos cin­co ve­zes pa­ra li­be­rar a cons­tru­ção.

As acu­sa­ções pro­vo­ca­ram des­con­for­to no go­ver­no fe­de­ral, e a comissão de éti­ca, que se reú­ne men­sal­men­te, ava­li­a­rá se há ne­ces­si­da­de de ins­tau­rar um pro­ces­so.

Ged­del Vi­ei­ra Li­ma ne­gou ter fei­to pressão pa­ra li­be­rar a obra. Ged­del, en­tre­tan­to, ad­mi­tiu ter “con­ver­sa­do” a res­pei­to do em­pre­e­di­men­to.

Se for com­pro­va­da a ver­são de Ca­le­ro, Ged­del po­de res­pon­der pe­lo cri­me de ad­vo­ca­cia ad­mi­nis­tra­ti­va – agen­te pú­bli­co pa­tro­ci­nar in­te­res­ses pri­va­dos pe­ran­te a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca. O pro­fes­sor do UniCeub Ed­val­do da Silva res­sal­ta que, mes­mo que o mi­nis­tro não te­nha exer­ci­do ne­nhu­ma ten­ta­ti­va de pressão di­re­ta, só o fa­to de ter con­ver­sa­do a res­pei­to po­de­ria con­fi­gu­rar im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va. ME­TRO

| VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

Mi­nis­tro da Se­cre­ta­ria de go­ver­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.