re­sis­tên­cia do vinil

Gra­va­do­ra re­lan­ça dis­cos clás­si­cos da mú­si­ca bra­si­lei­ra em vinil, com cu­ra­do­ria de Charles Gavin

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Mas co­nhe­ci­do por ter si­do ba­te­ris­ta dos Titãs en­tre 1985 e 2010, Charles Gavin tam­bém fez par­te do Ira! e do RPM nos anos 1980. Des­de 2007, ele apresenta o pro­gra­ma “O Som do Vinil”, no Ca­nal Brasil. Com to­das es­sas cre­den­ci­ais, Gavin é o cu­ra­dor do no­vo pro­je­to da Sony Mu­sic, que es­tá re­lan­çan­do em for­ma­to de vinil al­guns dis­cos clás­si­cos da mú­si­ca bra­si­lei­ra, co­mo “Nin­guém Proí­be o Amor” (1975), de Wil­son Si­mo­nal, e tam­bém tra­ba­lhos re­cen­tes, co­mo “Pan­ca­dé­li­co” (2015), do Jo­ta Qu­est.

“É in­te­res­san­te pen­sar que o vinil es­tá vol­tan­do a ter um bom nú­me­ro de ven­das. O LP é uma mí­dia tão po­de­ro­sa e tão bem pen­sa­da, que re­sis­tiu a es­sa cul­tu­ra di­gi­tal”, co­men­ta Gavin, que di­vi­diu a fun­ção de cu­ra­dor com Ed Mot­ta e Mau­rí­cio Val­la­da­res. Jun­tos, eles fi­ze­ram uma se­le­ção de ar­tis­tas e dis­cos. De iní­cio, ca­da um se­le­ci­o­nou 100 tí­tu­los até che­gar à com­pi­la­ção fi­nal.

O pro­je­to faz par­te de um pro­ces­so de re­cons­tru­ção do ca­tá­lo­go da gra­va­do­ra, que li­da com a que­da na pro­cu­ra por CDs. Os relançamentos es­pe­ram cha­mar a aten­ção de um pú­bli­co que gos­ta de con­su­mir mú­si­ca atra­vés do vinil. A ex­pe­ri­ên­cia tam­bém in­clui dois dis­cos re­cen­tes, pa­ra tes­tar o su­ces­so do for­ma­to en­tre aque­les que já têm o há­bi­to de con­su­mir lan­ça­men­tos.

“Quem pro­cu­ra ter uma re­la­ção mais ín­ti­ma com a mú­si­ca ou com os tra­ba­lhos dos ar­tis­tas, pro­cu­ra o vinil. Não é só por­que é ra­ro, e olha que al­guns tí­tu­los des­sa co­le­ção nun­ca saí­ram em CD. Mas o vinil re­quer um ritual por si só. Se o ca­ra já foi atrás e com­prou o vinil, é por­que pa­ra ele ou­vir mú­si­ca é um even­to di­fe­ren­te”, ana­li­sa Gavin, ex­pli­can­do que a con­ti­nui­da­de do pro­je­to de­pen­de do su­ces­so des­sa pri­mei­ra le­va.

Os dis­cos já es­tão à ven­da nas lo­jas. Con­fi­ra nos dis­qui­nhos ao la­do os co­men­tá­ri­os de Charles Gavin so­bre al­guns dos vi­nis do pro­je­to. Além de­les, tam­bém se­rão re­lan­ça­dos “Di­a­go­nal” (1964), de Johnny Alf, e “Ver­de que Te Qu­e­ro Ro­sa” (1977), de Car­to­la. Ain­da ao la­do, in­for­ma­ções so­bre os três lan­ça­men­tos re­cen­tes que en­tra­ram na le­va de vi­nis.

Ex-Titãs, Gavin é um dos cu­ra­do­res do pro­je­to MARIANA ROQUETTE-PIN­TO/DI­VUL­GA­ÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.