Go­ver­no re­duz pro­je­ção de ex­pan­são do PIB em 2017

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O se­cre­tá­rio de Po­lí­ti­ca Econô­mi­ca do Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da, Fa­bio Kanc­zuk, dis­se on­tem que o cré­di­to ain­da ca­ro, so­bre­tu­do pa­ra as em­pre­sas, e a con­fi­an­ça ain­da em re­cu­pe­ra­ção es­tão afe­tan­do o cres­ci­men­to do Bra­sil. A pro­je­ção de ofi­ci­al de al­ta do PIB foi re­du­zi­da a 1% em 2017, so­bre 1,6% es­pe­ra­dos an­te­ri­or­men­te pe­lo go­ver­no.

Pa­ra 2016, a pro­je­ção tam­bém pi­o­rou, com re­tra­ção de 3,5% do PIB, so­bre pre­vi­são an­te­ri­or de con­tra­ção de 3%.

As no­vas pre­vi­sões es­tão em li­nha com o que pro­je­ta o mer­ca­do fi­nan­cei­ro. A ex­pec­ta­ti­va do mer­ca­do é que a eco­no­mia en­co­lha 3,4% em 2016 e cres­ça 1% em 2017.

Kanc­zuk dis­se ain­da que a elei­ção de Do­nald Trump co­mo pre­si­den­te dos EUA de­ve afe­tar o co­mér­cio in­ter­na­ci­o­nal, que de­ve cres­cer me­nos, e ele­var a in­fla­ção na mai­or eco­no­mia do mun­do e, as­sim, seus ju­ros in­ter­nos. Mas, pa­ra o Bra­sil, seus efei­tos ain­da são “am­bí­guos”. METRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.