Pa­dre po­de per­do­ar abor­to, diz o pa­pa

Pe­los en­si­na­men­tos ca­tó­li­cos, prá­ti­ca é pe­ca­do tão gra­ve, que quem a pro­cu­ra ou re­a­li­za es­tá su­jei­to a ex­co­mu­nhão au­to­má­ti­ca se não bus­car per­dão em con­fis­são

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O pa­pa Fran­cis­co am­pli­ou on­tem o po­der de per­do­ar abor­tos a to­dos os pa­dres ca­tó­li­cos, ex­pan­din­do um di­rei­to an­te­ri­or­men­te re­ser­va­do ape­nas a bis­pos ou con­fes­so­res es­pe­ci­ais. O pon­tí­fi­ce dis­se que­rer “re­a­fir­mar com a mai­or fir­me­za pos­sí­vel que o abor­to é um pe­ca­do gra­ve, já que põe fim a uma vi­da ino­cen­te”, mas que “não há pe­ca­do que a mi­se­ri­cór­dia di­vi­na não pos­sa al­can­çar e sa­nar quan­do en­con­tra um co­ra­ção ar­re­pen­di­do que bus­ca se re­con­ci­li­ar (com Deus)”.

“Do­ra­van­te, con­ce­do a to­dos os pa­dres, em vir­tu­de de seu mi­nis­té­rio, a fa­cul­da­de de ab­sol­ver aque­les que co­me­te­ram o pe­ca­do de pro­cu­rar abor­tos. A pro­vi­são que fiz a es­te res­pei­to, li­mi­ta­da à du­ra­ção do Ano Sa­gra­do Ex­tra­or­di­ná­rio, é ago­ra am­pli­a­da”, dis­se.

Se­gun­do os en­si­na­men­tos ca­tó­li­cos, o abor­to é um pe­ca­do tão sé­rio que aque­les que o pro­cu­ram ou re­a­li­zam in­cor­rem em ex­co­mu­nhão au­to­má­ti­ca até que o pe­ca­do se­ja ab­sol­vi­do em con­fis­são.

O pa­pa já ha­via con­ce­di­do tem­po­ra­ri­a­men­te a to­dos os pa­dres o po­der do que é co­nhe­ci­do co­mo “ab­sol­vi­ção sa­cra­men­tal” ao abor­to du­ran­te o Ano Sa­gra­do, mas o tom na car­ta de on­tem su­ge­re que a mu­dan­ça irá du­rar ao me­nos até o fi­nal de seu pon­ti­fi­ca­do. METRO

| TIZIANA FABI/REU­TERS

Pa­pa Fran­cis­co: mu­dan­ça vá­li­da até fim de seu pon­ti­fi­ca­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.