Tre­mor de mag­ni­tu­de 6.9 atin­ge cos­ta nor­te do Ja­pão

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Um for­te tre­mor de in­ten­si­da­de 6.9 atin­giu a cos­ta nor­te do Ja­pão às 5h59 da manhã des­ta terça-fei­ra (18h59 de on­tem em Brasília). Até o en­cer­ra­men­to des­ta edi­ção, não ha­via re­la­tos de da­nos ma­te­ri­ais ou ví­ti­mas.

Foi emi­ti­do aler­ta pa­ra tsu­na­mi a gran­de par­te da cos­ta do Pa­cí­fi­co no país. De acor­do com o USGS (Ser­vi­ço Ge­o­ló­gi­co dos Es­ta­dos Uni­dos), o epi­cen­tro do ter­re­mo­to, que foi sen­ti­do em Tó­quio, ocor­reu no li­to­ral de Fu­kushi­ma, a 10 quilô­me­tros de pro­fun­di­da­de.

Ter­re­mo­tos são co­muns no Ja­pão, uma das áre­as sís­mi­cas mais ati­vas do pla­ne­ta. Cer­ca de 20% dos ter­re­mo­tos de mag­ni­tu­de su­pe­ri­or a 6 que ocor­rem em to­do o mun­do são no Ja­pão. O mais for­te de­les foi re­gis­tra­do em 11 de mar­ço de 2011, quan­do um for­te aba­lo de mag­ni­tu­de 9 pro­vo­cou um tsu­na­mi que des­truiu a usi­na de Fu­kushi­ma, le­van­do à mai­or cri­se nu­cle­ar da his­tó­ria de­pois da cri­se de Cher­nobyl, na en­tão União So­vié­ti­ca, 25 anos an­tes (em 1986).

A Tokyo Elec­tric Power, res­pon­sá­vel por mo­ni­to­rar a área in­ter­di­ta­da de Fu­kushi­ma, iria che­car se hou­ve da­nos. Já a Toho­ku Elec­tric Power ga­ran­tiu que não fo­ram de­tec­ta­das ano­ma­li­as no fun­ci­o­na­men­to de su­as usi­nas. METRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.