Após po­lê­mi­ca, Câ­ma­ra de­sis­te de ter cer­ca­di­nho

De­pois da pres­são de den­tro e fo­ra da Ca­sa, pre­si­den­te do Le­gis­la­ti­vo, Ro­nal­do de Cas­tro, de­sis­tiu da me­di­da

Metro Brazil (ABC) - - Foco - CA­DU PROIETI

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra de San­to An­dré, ve­re­a­dor Ro­nal­do de Cas­tro (PRB), te­ve uma ideia: cer­car o ple­ná­rio do Le­gis­la­ti­vo com vi­dro pa­ra se­pa­rar os par­la­men­ta­res do pú­bli­co. A li­ci­ta­ção pa­ra tal obra foi aber­ta do dia 10 des­te mês. No en­tan­to, ele não es­pe­ra­va que a me­di­da ge­ra­ria tan­ta po­lê­mi­ca. Após des­con­ten­ta­men­to de al­guns ve­re­a­do­res, par­te da po­pu­la­ção e até uma re­pre­sen­ta­ção pro­to­co­la­da no Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, o pre­si­den­te da Ca­sa de­sis­tiu do “cer­ca­di­nho”. A de­ci­são foi anun­ci­a­da on­tem.

Se­gun­do in­for­ma­ções da as­ses­so­ria de im­pren­sa da Câ­ma­ra, o ob­je­ti­vo de Cas­tro era pro­por­ci­o­nar mai­or se­gu­ran­ça aos par­la­men­ta­res e ten­tar evi­tar in­va­sões du­ran­te as ati­vi­da­des do Le­gis­la­ti­vo. Po­rém, di­an­te da re­per­cus­são ne­ga­ti­va do ca­so, ele de­fi­niu que es­sa de­ci­são de­ve­rá ser to­ma­da pe­lo pró­xi­mo pre­si­den­te da Ca­sa, a par­tir do ano que vem.

Na quin­ta-fei­ra pas­sa­da, o PSOL de San­to An­dré pro­to­co­la­mos uma re­pre­sen­ta­ção no Mi­nis­té­rio Pú­bli­co so­li­ci­tan­do a in­ter­rup­ção do pro­ces­so li­ci­ta­tó­rio de co­lo­ca­ção de pla­cas de vi­dro no ple­ná­rio da Câ­ma­ra.

“Não fos­se a to­tal de­sim­por­tân­cia da obra, há ain­da o im­pe­di­men­to pa­tri­mo­ni­al, pois o ple­ná­rio é tom­ba­do”, diz no­ta emi­ti­da pe­lo par­ti­do, que tam­bém en­vi­ou de­nún­cia ao Con­depha­at, o ór­gão es­ta­du­al que pro­mo­veu o tom­ba­men­to do pré­dio em 2013, so­li­ci­tan­do in­for­ma­ções so­bre o ca­so. Cas­tro diz que ti­nha au­to­ri­za­ção das au­to­ri­da­des pa­tri­mo­ni­ais pa­ra to­car o pro­je­to.

“Es­pe­ra­mos com is­so evi­tar que che­fes de plan­tão des­con­fi­gu­rem uma ri­que­za que per­ten­ce ao po­vo de San­to An­dré”, diz a no­ta do PSOL.

Na ses­são de on­tem na Câ­ma­ra, vá­ri­os ve­re­a­do­res mos­tra­ram des­con­ten­ta­men­to com o pro­je­to e se mos­tra­ram con­trá­ri­os ao cer­ca­do de vi­dro na Câ­ma­ra.

O Pa­ço Mu­ni­ci­pal de San­to An­dré é um pro­je­to do ar­qui­te­to mo­der­nis­ta Ri­no Le­vi e pai­sa­gis­mo de Bur­le Marx, e, além de abri­gar a Câ­ma­ra, é o en­de­re­ço do pré­dio do Exe­cu­ti­vo e do Ju­di­ciá­rio tam­bém. As obras do com­ple­xo co­me­ça­ram em 1966 e fo­ram fi­na­li­za­das em 1971.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/C­MA­RA SA

Re­do­ma de vi­dro iria ge­rar di­vi­são en­tre ve­re­a­do­res e pú­bli­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.