Es­ta­dos te­rão que cor­tar pa­ra ter ver­ba

Em tro­ca de se­ve­ro ajus­te fis­cal, go­ver­no acei­ta re­par­tir com Es­ta­dos di­nhei­ro ar­re­ca­da­do com mul­tas de re­pa­tri­a­ção

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - MAR­CE­LO FREITAS

Com as con­tas no ver­me­lho, os 26 Es­ta­dos e o Dis­tri­to Fe­de­ral te­rão que as­su­mir com­pro­mis­sos com um se­ve­ro cor­te de des­pe­sas, in­clu­si­ve com me­di­das im­po­pu­la­res, pa­ra ter o so­cor­ro do go­ver­no fe­de­ral. Di­mi­nuir os gas­tos se­rá pré-re­qui­si­to pa­ra con­se­guir uma fa­tia ex­tra dos re­cur­sos da re­pa­tri­a­ção.

A pro­pos­ta de acor­do foi apre­sen­ta­da on­tem du­ran­te reu­nião do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer com 23 go­ver­na­do­res, no Pa­lá­cio do Pla­nal­to.

“O que vai re­sol­ver a cri­se fis­cal nos Es­ta­dos é um pac­to pe­la austeridade”, de­fen­deu o mi­nis­tro da Fa­zen­da, Hen­ri­que Mei­rel­les.

Por lei, os Es­ta­dos só têm di­rei­to a 15% re­fe­ren­te ao va­lor ar­re­ca­da­do com mul­tas do con­tri­buin­te que le­ga­li­zou os re­cur­sos. Por uma fa­tia mai­or, go­ver­na­do­res en­tra­ram com ações no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral).

Rio de Ja­nei­ro e Rio Gran­de do Sul, que es­tão em si­tu­a­ção mais crí­ti­ca, te­rão reu­niões in­di­vi­du­ais pa­ra dis­cu­tir me­di­das adi­ci­o­nais.

Fir­ma­do o pac­to, o go­ver­no ga­ran­te apoio dos Es­ta­dos pa­ra a PEC do te­to dos gas­tos, pri­o­ri­da­de de Te­mer e que se­rá vo­ta­da na pró­xi­ma se­ma­na em 1º tur­no no Se­na­do e tra­ba­lha no pas­so se­guin­te. Fi­cou acer­ta­do que os go­ver­na­do­res en­tre­ga­rão pro­pos­tas de re­for­ma es­ta­du­ais da Pre­vi­dên­cia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.