No Rio, MPF in­ves­ti­ga li­nha te­lefô­ni­ca de Ca­bral

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral) es­tá in­ves­ti­gan­do as li­nhas te­lefô­ni­cas uti­li­za­das pe­los pre­sos na ope­ra­ção Ca­li­cu­te, da for­ça-ta­re­fa da La­va Ja­to em par­ce­ria com a Jus­ti­ça Flu­mi­nen­se. A ação é fei­ta em con­jun­to com a Po­lí­cia Fe­de­ral e a Jus­ti­ça Fe­de­ral.

O ex-go­ver­na­dor Sér­gio Ca­bral, por exem­plo, uti­li­za­va o nú­me­ro (21) 99723-3315, que es­ta­va registrado na ope­ra­do­ra te­lefô­ni­ca com o no­me de Nelma de Sá Sa­ra­ca. No to­tal, fo­ram 645 li­ga­ções en­tre es­ta li­nha e a do as­ses­sor do pe­e­me­de­bis­ta, Pe­dro Ra­mos de Mi­ran­da. Tam­bém en­vol­vi­do no es­que­ma, o ex-se­cre­tá­rio de Es­ta­do de Go­ver­no Wilson Car­los usa­va a con­ta do te­le­fo­ne (21) 99410-3525, no no­me de Luis Clau­dio Maia.

Em­pre­sá­rio e ho­mem de con­fi­an­ça de Ca­bral, Car­los Mi­ran­da fez uso da li­nha (21) 7831-2421, que es­ta­va em no­me da em­pre­sa Boomerang Co­mér­cio de Veí­cu­los. A in­for­ma­ção de que o gru­po uti­li­za­va con­tas te­lefô­ni­cas re­gis­tra­das em no­mes de ter­cei­ros é de um exe­cu­ti­vo da cons­tru­to­ra An­dra­de Gu­ti­er­rez.

Se­gun­do as in­ves­ti­ga­ções, os do­nos das con­tas e a em­pre­sa Boomerang não exis­tem. Os nú­me­ros te­ri­am si­do usa­dos pa­ra o re­ce­bi­men­to de pro­pi­na. Os três es­tão pre­sos por um es­cân­da­lo de cor­rup­ção que en­vol­via em­prei­tei­ras e te­ria cau­sa­do um rom­bo de mais R$ 200 mi­lhões aos co­fres pú­bli­cos. Ao ser in­ter­ro­ga­do, o res­pon­sá­vel pe­lo go­ver­no do Rio en­tre 2007 e 2014 ex­ter­nou sua in­dig­na­ção e dis­se es­tar “com a cons­ci­ên­cia tran­qui­la”.

On­tem, foi au­to­ri­za­da a pror­ro­ga­ção da pri­são tem­po­rá­ria do ad­mi­nis­tra­dor de em­pre­sas Pau­lo Fer­nan­do Ma­ga­lhães Pin­to. Ami­go de Ca­bral, ele é sus­pei­to de ter em seu no­me pro­pri­e­da­des do ex-go­ver­na­dor, que se­gue pre­so.

ME­TRO RIO

| GU­TO MAIA /FU­TU­RA PRESS

Ca­bral dis­se es­tar com cons­ci­ên­cia tran­qui­la

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.