Du­as ad­vo­ga­das são pre­sas no in­te­ri­or

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

A po­lí­cia ci­vil pren­deu mais du­as ad­vo­ga­das em Pre­si­den­te Epi­tá­cio e Pre­si­den­te Ven­ces­lau na tar­de de on­tem du­ran­te a Ope­ra­ção Ethos, que in­ves­ti­ga a par­ti­ci­pa­ção de um gru­po de ad­vo­ga­dos em ati­vi­da­des cri­mi­no­sas li­ga­das ao PCC (Pri­mei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal). Cin­co pes­so­as ain­da es­tão fo­ra­gi­das.

Dos 35 pro­fis­si­o­nais de­ti­dos até o mo­men­to, 12 já ti­nham pas­sa­gem pe­la po­lí­cia. Eles, as­sim co­mo o vi­ce-pre­si­den­te do Con­de­pe (Con­se­lho Es­ta­du­al de De­fe­sa dos Di­rei­tos da Pes­soa Hu­ma­na), Luiz Carlos dos San­tos, que foi pre­so na úl­ti­ma ter­ça­fei­ra (22), são acu­sa­dos de as­so­ci­a­ção cri­mi­no­sa, la­va­gem de di­nhei­ro e cor­rup­ção. San­tos se­ria sus­pei­to ain­da de re­ce­ber uma me­sa­da men­sal de R$ 5 mil pa­ra apre­sen­tar fal­sas de­nún­ci­as con­tra po­li­ci­ais. A in­for­ma­ção é re­fu­ta­da pe­la de­fe­sa.

“Não te­nho co­nhe­ci­men­to que ele te­nha re­ce­bi­do ne­nhum va­lor. Acre­di­ta­mos em uma re­ta­li­a­ção por par­te da po­lí­cia em fun­ção da atu­a­ção de­le no con­se­lho”, dis­se o ad­vo­ga­do Carlos Al­ber­to Pres­tes Mi­ra­mon­te, con­tra­ta­do pa­ra a de­fe­sa de San­tos.

Go­ver­no pe­de mu­dan­ças Após a re­per­cus­são ne­ga­ti­va en­vol­ven­do o Con­de­pe, a Se­cre­ta­ria da Jus­ti­ça e da De­fe­sa da Ci­da­da­nia de São Pau­lo en­vi­ou um ofí­cio à en­ti­da­de e afir­mou que pre­ten­de au­men­tar as exi­gên­ci­as pa­ra a in­di­ca­ção de no­vos mem­bros ao con­se­lho. O Con­de­pe te­rá 30 di­as pa­ra pro­por mu­dan­ças em seu mé­to­do de elei­ção. Ho­je, os can­di­da­tos a car­gos são in­di­ca­dos e es­co­lhi­dos por en­ti­da­des de di­rei­tos hu­ma­nos com mais de cin­co anos de atu­a­ção.

Em en­tre­vis­ta ao jor­nal “O Es­ta­do de S. Pau­lo”, o se­cre­tá­rio da Jus­ti­ça Márcio Eli­as Rosa afir­mou on­tem que vai exi­gir no mí­ni­mo “fi­cha lim­pa” dos mem­bros do Con­de­pe. Já o go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min (PSDB) la­men­tou o epi­só­dio, mas re­for­çou que “um fa­to iso­la­do não po­de com­pro­me­ter o con­jun­to do tra­ba­lho”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.