Pré­via da in­fla­ção é a me­nor pa­ra me­ses de no­vem­bro em 9 anos

Cus­to de vi­da. IPCA-15 ace­le­rou al­ta pa­ra 0,26%. Eta­nol e mul­tas de trân­si­to pres­si­o­nam ín­di­ce no mês. Alimentos fi­cam mais ba­ra­tos

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O IPCA-15, pré­via da in­fla­ção ofi­ci­al, su­biu 0,26% em no­vem­bro, após al­ta de 0,19% no mês an­te­ri­or. Em­bo­ra o re­sul­ta­do te­nha mos­tra­do ace­le­ra­ção na com­pa­ra­ção men­sal, a lei­tu­ra é a mais bai­xa pa­ra no­vem­bro des­de que re­gis­trou 0,23% em 2007.

Se­gun­do o IBGE (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca), o que mais im­pac­tou o IPCA-15 foi o eta­nol, que fi­cou 7,29% mais ca­ro. O IBGE cha­ma a aten­ção tam­bém pa­ra o ex­pres­si­vo au­men­to das mul­tas de trân­si­to de 23,72%, co­mo re­fle­xo do re­a­jus­te mé­dio de 53%, em vi­gor des­de 1º de no­vem­bro.

Por ou­tro la­do, os pre­ços de alimentos re­cu­a­ram 0,06% em no­vem­bro. Vá­ri­os pro­du­tos fi­ca­ram mais ba­ra­tos. O des­ta­que foi o lei­te lon­ga vi­da, com que­da nos pre­ços de 10,52%, o que fez do pro­du­to o prin­ci­pal im­pac­to de bai­xa no ín­di­ce do mês, de -0,12 pon­to per­cen­tu­al. Com o re­sul­ta­do, a al­ta acu­mu­la­da em 12 me­ses do IPCA-15 re­cu­ou de ma­nei­ra ex­pres­si­va, a 7,64%, con­tra 8,27 % em ou­tu­bro.

“Es­sa in­fla­ção mo­de­ra­da ob­ser­va­da em no­vem­bro, ali­a­da ao fa­to de que o con­su­mo das fa­mí­li­as ain­da é bas­tan­te fra­co, reforça nos­sa vi­são de que o IPCA vai ter­mi­nar es­te ano em ní­veis abai­xo de 7%”, di­zem os eco­no­mis­tas do MUFG (Mit­su­bishi UFJ Fi­nan­ci­al Group), hol­ding do Ban­co de Tokyo-Mit­su­bishi UFJ Brasil. Pa­ra eles, o rit­mo len­to de re­cu­pe­ra­ção econô­mi­ca fa­rá com que a in­fla­ção con­ti­nue a cair, fe­chan­do 2017 em 5%.

O Ban­co Cen­tral re­du­ziu a ta­xa bá­si­ca de ju­ros em ou­tu­bro em 0,25 pon­to per­cen­tu­al, a 14% ao ano. As ex­pec­ta­ti­vas de es­pe­ci­a­lis­tas são de mais um cor­te de 0,25 pon­to na úl­ti­ma reu­nião do ano do Co­pom (Co­mi­tê de Po­lí­ti­ca Mo­ne­tá­ria), na se­ma­na que vem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.