Se­rá que ago­ra vai?

Colômbia. Go­ver­no e Farc vol­tam a se reu­nir ho­je pa­ra – mais uma vez – ten­tar pôr pon­to fi­nal a um con­fli­to ar­ma­do que ne­nhum dos dois la­dos quer mais le­var adi­an­te, mas ain­da en­con­tra for­te re­sis­tên­cia da opo­si­ção

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Um no­vo acor­do de paz entre o go­ver­no da Colômbia e os re­bel­des das Farc (For­ças Ar­ma­das Re­vo­lu­ci­o­ná­ri­as da Colômbia) se­rá as­si­na­do ho­je e enviado ao Con­gres­so pa­ra apro­va­ção. O do­cu­men­to se­rá as­si­na­do em Bo­go­tá pe­lo lí­der das Farc, Rodrigo “Ti­mo­chen­ko” Lon­doño, e pe­lo pre­si­den­te da Colômbia, Ju­an Ma­nu­el San­tos, que re­ce­beu o prê­mio No­bel da Paz no mês pas­sa­do por seu em­pe­nho em ter­mi­nar o con­fli­to com o gru­po in­sur­gen­te.

O go­ver­no da Colômbia e as Farc pas­sa­ram qu­a­tro anos em Ha­va­na, em Cu­ba, tra­ba­lhan­do em um en­ten­di­men­to

“Te­mos a opor­tu­ni­da­de úni­ca de en­cer­rar es­te ca­pí­tu­lo do­lo­ro­so de nos­sa his­tó­ria, que en­lu­tou e afli­giu mi­lhões”

pa­ra pôr fim a uma guer­ra de 52 anos que ma­tou mais de 220 mil pes­so­as e des­lo­cou mi­lhões. San­tos e Ti­mo­chen­ko as­si­na­ram o acor­do ori­gi­nal dois me­ses atrás, em uma ce­rimô­nia emo­ti­va di­an­te de lí­de­res mun­di­ais e do se­cre­tá­rio-ge­ral da ONU, Ban Ki-mo­on.

Mas o acor­do foi re­cha­ça­do em um re­fe­ren­do re­a­li­za­do em 2 de ou­tu­bro. O elei­to­ra­do co­lom­bi­a­no o con­si­de­rou ge­ne­ro­so de­mais com os guer­ri­lhei­ros.

Na se­ma­na pas­sa­da, o go­ver­no pu­bli­cou um no­vo tex­to do acor­do, que foi re­vi­sa­do e mo­di­fi­ca­do pa­ra aten­der a al­gu­mas de­man­das do elei­to­ra­do. Por exem­plo, ele de­ta­lha, mais ex­pli­ci­ta­men­te, co­mo os re­bel­des se­rão con­fi­na­dos em áre­as ru­rais pe­los cri­mes co­me­ti­dos du­ran­te a guer­ra.

Após a as­si­na­tu­ra, o no­vo tex­to se­rá enviado ao Con­gres­so pa­ra ser ra­ti­fi­ca­do. E, des­ta vez, na­da de re­fe­ren­do. Ago­ra vai? METRO

JU­AN MA­NU­EL SAN­TOS, PRE­SI­DEN­TE

| J.V. /REUTERS

Co­lom­bi­a­no se­gu­ra ban­dei­ri­nhas do país e da paz em Bo­go­tá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.