No­va obra de Val­ter Hu­go Mãe re­tra­ta cul­tu­ra ja­po­ne­sa

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

O es­cri­tor Val­ter Hu­go Mãe, um dos no­mes mais im­por­tan­tes da li­te­ra­tu­ra por­tu­gue­sa con­tem­po­râ­nea, veio ao Brasil no iní­cio des­te mês pa­ra lan­çar seu mais no­vo li­vro “Ho­mens Im­pru­den­te­men­te Poé­ti­cos”.

De­fi­ni­do por Jo­sé Sa­ra­ma­go co­mo “tsu­na­mi es­ti­lís­ti­co”, Mãe já pu­bli­cou seis ro­man­ces e de­fi­ne seu pro­ces­so de es­cri­ta co­mo uma for­ma de des­co­ber­ta.

Em “Ho­mens Im­pru­den­te­men­te Poé­ti­cos”, o es­cri­tor tra­ba­lha co­mo se es­se fos­se sua pri­mei­ra obra, mu­dan­do a for­ma co­mo pro­duz. Ao in­vés de cor­ri­gir e re­to­car os tex­tos, op­ta por re­es­cre­vê-los.

A his­tó­ria é am­bi­en­ta­da no Ja­pão an­ti­go, on­de o lei­tor é le­va­do a uma imer­são na ri­ca cul­tu­ra mi­le­nar ja­po­ne­sa.

Com sua es­cri­ta poé­ti­ca, Mãe abor­da te­mas co­mo a mor­te e o sui­cí­dio, mos­tran­do um pon­to de vis­ta di­fe­ren­te do que a cul­tu­ra oci­den­tal acre­di­ta.

O objetivo do es­cri­tor é mos­trar co­mo no Ja­pão o sui­cí­dio não é vis­to co­mo um ato de fra­que­za ou de­sis­tên­cia, mas sim co­mo um en­ten­di­men­to do meio am­bi­en­te e pre­pa­ro pa­ra uma en­tre­ga es­pe­ci­al à na­tu­re­za.

Os per­so­na­gens se si­tu­am em uma al­deia no so­pé mon­te Fu­ji, pró­xi­mo da re­gião co­nhe­ci­da co­mo a Flo­res­ta dos Sui­ci­das e que foi vi­si­ta­da pe­lo au­tor pa­ra pe­gar de­ta­lhes pa­ra a e se ins­pi­rar.

Os per­so­na­gens são Ita­ro, um ar­te­são, e Sa­bu­ro, um olei­ro. Os dois são ini­mi­gos na nar­ra­ti­va, mas de­vi­do aos ca­mi­nhos tra­ça­dos pe­la vi­da, re­sol­vem dar uma tré­gua à dis­cór­dia.

Quem as­si­na o pre­fá­cio do li­vro é o jor­na­lis­ta e es­cri­tor Lau­ren­ti­no Gomes.

METRO CU­RI­TI­BA

| RITA ROCHA

Es­cri­tor por­tu­guês já re­ce­beu o prê­mio Jo­sé Sa­ra­ma­go, em 2007

‘HO­MENS IM­PRU­DEN­TE­MEN­TE POÉ­TI­COS’ VAL­TER HU­GO MÃE ED. BI­BLI­O­TE­CA AZUL 192 PÁGS. R$45

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.