Elei­ção na Câ­ma­ra de SP cau­sa ra­cha no PSDB

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Um ra­cha se ins­ta­lou no PSDB com a de­ci­são dos ve­re­a­do­res do par­ti­do de apoi­ar Mil­ton Lei­te (DEM) pa­ra a pre­si­dên­cia da Câ­ma­ra dos Ve­re­a­do­res, em de­tri­men­to do can­di­da­to mais vo­ta­do do par­ti­do nas elei­ções, o pre­si­den­te mu­ni­ci­pal do par­ti­do, Ma­rio Co­vas Ne­to.

A de­ci­são foi to­ma­da em reu­nião na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra, da qual Co­vas Ne­to não par­ti­ci­pou. Ao sa­ber do re­sul­ta­do, ele sol­tou no­ta di­zen­do que não vai apoi­ar a de­ci­são dos co­le­gas e que is­so “que­bra uma tra­di­ção de que a mai­or ban­ca­da ele­ja o pre­si­den­te do Le­gis­la­ti­vo”.

De fa­to, es­sa tra­di­ção tem si­do res­pei­ta­da nos úl­ti­mos man­da­tos e nor­mal­men­te o ve­re­a­dor mais vo­ta­do do par­ti­do com mais ca­dei­ras é o mais co­ta­do pa­ra a pre­si­dên­cia – que foi o ca­so de Co­vas Ne­to. Ele ti­nha in­clu­si­ve de­mons­tra­do in­te­res­se no car­go.

Mil­ton Lei­te, que se co­lo­cou co­mo can­di­da­to do go­ver­no, foi im­por­tan­te na cam­pa­nha de Do­ria, ten­do per­cor­ri­do bair­ros na zo­na sul, on­de tem for­ça elei­to­ral, com o tu­ca­no. O ve­re­a­dor afir­ma que, além do DEM e do PSDB, já tem o apoio de par­la­men­ta­res do PR, do PSD, do PMDB e de ou­tras qu­a­tro si­glas.

Mas, além do pro­tes­to do pre­te­ri­do Co­vas Ne­to, o Di­re­tó­rio Es­ta­du­al do PSDB tam­bém sol­tou no­ta du­ra con­tra a de­ci­são.

As­si­na­da pe­lo pre­si­den­te es­ta­du­al da le­gen­da, Pe­dro To­bi­as, a no­ta cha­ma de “la­men­tá­vel” o fa­to de a ban­ca­da tu­ca­na ter de­ci­di­do “abrir mão do seu pa­pel de li­de­ran­ça” na es­co­lha do fu­tu­ro pre­si­den­te do Le­gis­la­ti­vo. O tex­to afir­ma que, co­mo fez a mai­or ban­ca­da, o PSDB de­ve­ria ele­ger um dos seus co­mo pre­si­den­te da Ca­sa. A no­ta ter­mi­na se so­li­da­ri­zan­do com Co­vas Ne­to e diz que “es­pe­ra que a ban­ca­da do PSDB re­con­si­de­re seu pa­pel nes­ta dis­cus­são”.

Du­ran­te o anún­cio de no­vos se­cre­tá­ri­os mu­ni­ci­pais on­tem, o ve­re­a­dor tu­ca­no Gil­son Bar­re­to ne­gou que ha­ja um ra­cha no PSDB lo­cal. “Não exis­te ra­cha, exis­tem po­si­ci­o­na­men­tos di­fe­ren­tes, o par­ti­do é gran­de.” Bar­re­to tam­bém dis­se que Do­ria não te­ve in­ter­fe­rên­cia na es­co­lha de Lei­te, em­bo­ra es­se se co­lo­que co­mo can­di­da­to do go­ver­no.

METRO E RÁ­DIO BANDEIRANTES

| MO­ACYR LO­PES JUNIOR/FO­LHA­PRESS

Os úl­ti­mos se­cre­tá­ri­os fo­ram anun­ci­a­dos on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.