Cré­di­to. Ta­xa de ju­ros do che­que es­pe­ci­al ba­te re­cor­de de 328,9% ao ano em ou­tu­bro

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

A ta­xa de ju­ros do che­que es­pe­ci­al su­biu 4 pon­tos per­cen­tu­ais de se­tem­bro pa­ra ou­tu­bro e che­gou ao no­vo re­cor­de de 328,9% ao ano. Es­sa é a mai­or ta­xa da sé­rie his­tó­ri­ca do Ban­co Cen­tral ini­ci­a­da em ju­lho de 1994.

Em 2016, a ta­xa do che­que es­pe­ci­al já au­men­tou 41,9 pon­tos per­cen­tu­ais em re­la­ção a de­zem­bro de 2015, quan­do es­ta­va em 287% ao ano.

De­pois de três me­ses se­gui­dos em al­ta, a ta­xa do ro­ta­ti­vo do car­tão de cré­di­to caiu 3,9 pon­tos per­cen­tu­ais e fi­cou em 475,8% ao ano. O ro­ta­ti­vo é o cré­di­to to­ma­do pe­lo con­su­mi­dor quan­do pa­ga me­nos que o va­lor in­te­gral da fa­tu­ra do car­tão.

Es­sas du­as mo­da­li­da­des são as mais ca­ras na pes­qui­sa do Ban­co Cen­tral e es­tão bem dis­tan­tes dos ju­ros mé­di­os do cré­di­to pa­ra pes­soa fí­si­ca, que fi­ca­ram em 73,7% ao ano, em ou­tu­bro, com al­ta de 0,5 pon­to per­cen­tu­al so­bre se­tem­bro.

O sal­do de to­das as ope­ra­ções de cré­di­to con­ce­di­das pe­los ban­cos caiu 0,5% de se­tem­bro pa­ra ou­tu­bro, quan­do fi­cou em R$ 3,095 tri­lhões. Em 12 me­ses, o sal­do das ope­ra­ções de cré­di­to re­cu­ou 2%. Es­se sal­do cor­res­pon­deu a 50,3% do PIB, an­te o per­cen­tu­al de 50,8% re­gis­tra­do em se­tem­bro des­te ano, se­gun­do da­dos di­vul­ga­dos on­tem pe­lo Ban­co Cen­tral. METRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.