‘Déjà-vu’: San­tos e Farc as­si­nam acor­do de paz

Pe­lo no­vo tex­to, prá­ti­ca do nar­co­trá­fi­co só não te­rá anis­tia ca­so o com­ba­ten­te a te­nha usa­do pa­ra en­ri­que­ci­men­to pes­so­al; item não es­ta­va de­ta­lha­do no pac­to an­te­ri­or

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O pre­si­den­te co­lom­bi­a­no, Ju­an Ma­nu­el San­tos, e o co­man­dan­te das Farc (For­ças Ar­ma­das Re­vo­lu­ci­o­ná­ri­as da Colôm­bia), Ro­dri­go Lon­doño Eche­ver­ri, o “Ti­mo­chen­ko”, as­si­na­ram on­tem no Te­a­tro Co­lón, em Bo­go­tá, um no­vo acor­do de paz. As in­for­ma­ções são da Agên­cia An­sa.

O tra­ta­do foi fir­ma­do pou­co me­nos de dois me­ses de­pois de o pac­to an­te­ri­or ter si­do re­jei­ta­do em um re­fe­ren­do po­pu­lar. As­sim co­mo o an­te­ri­or, o no­vo acor­do en­fren­ta re­sis­tên­ci­as de par­te da so­ci­e­da­de, prin­ci­pal­men­te do gru­po li­de­ra­do pe­lo ex-pre­si­den­te Ál­va­ro Uri­be.

Des­ta vez, o do­cu­men­to se­rá sub­me­ti­do ape­nas ao Par­la­men­to e não pas­sa­rá pe­lo cri­vo das ur­nas. Na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra, o pre­si­den­te San­tos já ha­via re­co­nhe­ci­do que o tra­ta­do não agra­da­rá a to­dos. O no­vo pac­to man­tém aber­ta a por­ta da po­lí­ti­ca pa­ra os mem­bros das Farc e não en­qua­dra o nar­co­trá­fi­co co­mo cri­me de le­sa hu­ma­ni­da­de. Além dis­so, as­sim co­mo no acer­to an­te­ri­or, não pre­vê que ex-guer­ri­lhei­ros cum­pram pe­na em pri­sões co­muns, co­mo de­fen­de Uri­be.

Pe­lo no­vo tra­ta­do, os mem­bros da guer­ri­lha te­rão cin­co ca­dei­ras ga­ran­ti­das no Se­na­do e na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos nos pró­xi­mos dois ci­clos le­gis­la­ti­vos. Além dis­so, a prá­ti­ca do nar­co­trá­fi­co só não te­rá anis­tia ca­so o com­ba­ten­te a te­nha usa­do pa­ra en­ri­que­ci­men­to pes­so­al, item que não es­ta­va de­ta­lha­do no pac­to an­te­ri­or.

O do­cu­men­to tam­bém ti­ra a pos­si­bi­li­da­de de par­ti­ci­pa­ção de ma­gis­tra­dos es­tran­gei­ros no Jui­za­do Es­pe­ci­al da Paz e de­ter­mi­na que bens e ati­vos em po­der das Farc se­jam usa­dos pa­ra in­de­ni­zar ví­ti­mas do con­fli­to. Es­ti­ma-se que mais de 260 mil pes­so­as te­nham mor­ri­do em 52 anos de hos­ti­li­da­des na Colôm­bia. METRO

| J.SALDARRIAGA/REU­TERS

San­tos (esq) e Ti­mo­chen­ko aper­tam-se as mãos (de no­vo)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.