MES­TRE DO AR

MOS­TRA APRO­XI­MA SAN­TOS-DUMONT DO PÚ­BLI­CO BRA­SI­LEI­RO

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Ape­sar de ser co­nhe­ci­do co­mo “pai da avi­a­ção”, Al­ber­to San­tos-Dumont te­ve uma vi­da re­ple­ta de re­a­li­za­ções que vão mui­to além dis­so. Boa par­te de­las se­rá apre­sen­ta­da em uma ex­po­si­ção que abre ama­nhã no Itaú Cul­tu­ral e traz cer­ca de 600 pe­ças re­la­ci­o­na­das à vi­da e à per­so­na­li­da­de do ho­mem que, além de um exí­mio in­ven­tor, foi tam­bém es­por­tis­ta, de­sig­ner, em­pre­en­de­dor, lei­tor vo­raz e que di­tou mo­da. Um ver­da­dei­ro per­so­na­gem de re­fe­rên­cia em seu tem­po.

Com cu­ra­do­ria da jor­na­lis­ta Luciana Gar­bin e do Itaú Cul­tu­ral, a mos­tra “San­tos-Dumont – Co­le­ção Bra­si­li­a­na Itaú” tem co­mo me­ta mos­trar que os ta­len­tos do fa­mo­so in­ven­tor fo­ram tão im­por­tan­tes que ho­je em dia se re­la­ci­o­na­ri­am com te­mas de pe­so, co­mo ino­va­ção, ci­ên­cia e em­pre­en­de­do­ris­mo.

“San­tos-Dumont foi um ca­ra su­per­mo­der­no, bem a fren­te da épo­ca que vi­veu. Ele cri­a­va e tes­ta­va coi­sas di­fe­ren­tes de for­ma tão na­tu­ral que as en­tre­gou pa­ra o mun­do sem ape­go, não as es­con­deu. E nós ho­je po­de­mos ver seu le­ga­do”, con­ta a cu­ra­do­ra.

Se­gun­do ela, o que a mo­ti­vou des­de o iní­cio do pro­je­to era mos­trar es­sas ou­tras cri­a­ções fei­tas pe­lo ho­mem que mui­tos de nós co­nhe­cem ape­nas por con­ta do 14-Bis - ae­ro­pla­no cri­a­do por Dumont e uti­li­za­do pa­ra re­a­li­zar o pri­mei­ro voo em 23 de ou­tu­bro de 1906, em Pa­ris.

“A ex­po­si­ção aju­da a re­com­por es­sa fi­gu­ra. Mos­tra is­so da ce­le­bri­da­de que ele se tor­nou, mas tam­bém apre­sen­ta seu la­do hu­ma­no, de vi­da nor­mal, co­mo a nos­sa”, ex­pli­ca Gar­bin.

Na mos­tra, o pú­bli­co po­de­rá con­fe­rir os li­vros de Jú­lio Ver­ne que Dumont tan­to ado­ra­va e que o ins­pi­ra­ram a sol­tar a imaginação; in­ven­tos pou­co co­nhe­ci­dos co­mo o Con­ver­sor (ou trans­for­ma­dor) Mar­ci­a­no, que ser­via pa­ra aju­dar es­qui­a­do­res a su­bir; te­le­gra­mas da Prin­ce­sa Isa­bel pa­ra sua fa­mí­lia, pois eles ti­nham mui­to con­ta­to com a no­bre­za; bi­lhe­tes pos­tais da épo­ca; ob­je­tos e ima­gens con­ser­va­das por ele pró­prio e her­da­das por mem­bros de sua fa­mí­lia e tam­bém no­tas fis­cais pa­gas por Dumont.

Há ain­da um am­bi­en­te es­pe­ci­al em que são pro­je­ta­dos ví­de­os his­tó­ri­cos de seus vo­os e dis­po­ni­bi­li­za­dos fo­nes de ou­vi­do que to­cam mú­si­cas que fa­lam so­bre os fei­tos do in­ven­tor.

Pen­sa­da pa­ra to­dos os pú­bli­cos, a ex­po­si­ção ofe­re­ce fer­ra­men­tas es­pe­cí­fi­cas pa­ra que ca­dei­ran­tes, sur­dos e ce­gos pos­sam vi­si­tá-la. METRO

| RE­PRO­DU­ÇÃO/IARA VENANZI /ITAÚ CUL­TU­RAL

In­ven­tor na ca­bi­ne de co­man­do da De­moi­sel­le, sua ae­ro­na­ve com es­tru­tu­ra de bam­bu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.