Um pou­co mais so­bre...

Metro Brazil (ABC) - - Black Friday -

Co­nhe­ça al­gu­mas cu­ri­o­si­da­des so­bre a me­lhor da­ta do ano pa­ra o va­re­jo bra­si­lei­ro:

Por que ago­ra?

A Black Fri­day não ocor­re sem­pre na mes­ma da­ta, mas sim no mes­mo pe­río­do do ano: fim de no­vem­bro, pa­ra coin­ci­dir com a che­ga­da da pri­mei­ra par­ce­la do dé­ci­mo ter­cei­ro sa­lá­rio na con­ta dos bra­si­lei­ros.

Co­mo co­me­çou?

Sur­giu nos Es­ta­dos Uni­dos há mais de 80 anos. Por lá, é re­a­li­za­da sem­pre na sex­ta-fei­ra se­guin­te ao fe­ri­a­do do Thanks­gi­ving, o Dia de Ação de Gra­ças.

E es­se no­me?

No co­me­ço dos anos 1990, na Fi­la­dél­fia (EUA), tan­ta gen­te saiu pa­ra as com­pras ao mes­mo tem­po que a ci­da­de vi­rou um ca­os. Os con­ges­ti­o­na­men­tos, bri­gas e dis­cus­sões du­ran­te a dis­pu­ta pe­los pro­du­tos com ofer­tas, le­va­ram o che­fe de po­lí­cia lo­cal a cha­mar o dia de “Sex­ta-Fei­ra Ne­gra”.

E aqui?

No Bra­sil, es­ta se­rá a sex­ta edi­ção. Em 2010, ape­nas 50 lo­jas par­ti­ci­pa­ram.

Co­mo foi a do ano pas­sa­do?

Em 2015, o tí­que­te mé­dio foi de R$ 492. O va­lor to­tal de ven­das au­men­tou 76% em re­la­ção a 2014 e o nú­me­ro de pe­di­dos su­biu 49%.

Quem com­pra?

53,2% ho­mens, 46,8% mu­lhe­res. A fai­xa etá­ria mais as­sí­dua são os jo­vens até 22 anos, com 33% do to­tal de pe­di­dos.

Cli­en­te fi­el? 74% dos con­su­mi­do­res que já com­pra­ram nas Black Fri­days an­te­ri­o­res pre­ten­dem re­pe­tir a do­se nes­te ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.