Sem da­ta tão cer­ta

A Black Fri­day já co­me­çou há al­guns di­as em vá­ri­as lo­jas. O even­to, pa­ra mui­tos, não aca­ba ho­je

Metro Brazil (ABC) - - Black Friday - METRO

É ho­je, mas já co­me­çou, sim – e vai até mais tar­de. Com es­to­ques al­tos na in­dús­tria e no va­re­jo, as lo­jas fí­si­cas e o co­mér­cio on-li­ne es­ti­cam a Black Fri­day, pa­ra ten­tar fis­gar o com­pra­dor e re­a­ni­mar as ven­das, aba­la­das pe­la cri­se.

Di­fe­ren­te­men­te do que ocor­reu em 2015, um gran­de vo­lu­me de pro­mo­ções com o se­lo Black Fri­day te­ve iní­cio já no mês pas­sa­do. Um le­van­ta­men­to na­ci­o­nal fei­to pe­la em­pre­sa de pes­qui­sa de pre­ços Shop­ping Bra­sil re­ve­la que 30% das pro­mo­ções anun­ci­a­das em ta­bloi­des e em jor­nais já le­vam a mar­ca des­de o iní­cio de ou­tu­bro. No mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do, ape­nas 2,25% das pro­mo­ções ci­ta­vam a me­ga­li­qui­da­ção. O le­van­ta­men­to en­glo­ba ele­tro­e­le­trô­ni­cos, ali­men­tos, itens de hi­gi­e­ne e be­le­za, ba­zar, pe­re­cí­veis e far­má­cia, ven­di­dos em su­per­mer­ca­dos, hi­per­mer­ca­dos, ata­ca­dos, lo­jas de ele­tro­e­le­trô­ni­cos e far­má­ci­as.

“A cam­pa­nha es­tá bem agres­si­va por cau­sa da cri­se e as lo­jas es­tão ten­tan­do re­cu­pe­rar a que­da nas ven­das que hou­ve nes­te ano”, afir­ma a di­re­to­ra da Shop­ping Bra­sil, Re­na­ta Gon­zá­lez.

A Via Va­re­jo, que reú­ne as ban­dei­ras Ca­sas Bahia e Pon­to Frio, por exem­plo, co­me­çou a fa­zer cam­pa­nha de Black Fri­day com um nú­me­ro re­du­zi­do de itens des­de o se­gun­do fim de se­ma­na de ou­tu­bro, sem­pre às sex­tas e aos sá­ba­dos, tan­to no si­te qu­an­to na lo­ja fí­si­ca. A re­de ne­ga que a an­te­ci­pa­ção da li­qui­da­ção es­te­ja re­la­ci­o­na­da com o gran­de vo­lu­me de pro­du­tos dis­po­ní­veis ho­je no mer­ca­do, mas ad­mi­te que as ne­go­ci­a­ções com a in­dús­tria fo­ram mais fa­vo­rá­veis e que os pre­ços ao con­su­mi­dor se­rão mais agres­si­vos do que em 2015.

Pa­ra a As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al de São Pau­lo, o mar­ke­ting da Black Fri­day é a tá­bua de sal­va­ção pa­ra re­du­zir as per­das acu­mu­la­das pe­lo va­re­jo no ano. Do ou­tro la­do do bal­cão, a pa­la­vra de or­dem tam­bém é fa­zer bom uso do di­nhei­ro. De acor­do com o SPC Bra­sil, o con­su­mi­dor es­tá mais pre­o­cu­pa­do com o des­con­to: De 2015 pa­ra es­te ano, mais que do­brou, de 12,9% pa­ra 24,9%, a par­ce­la de pes­so­as pre­o­cu­pa­das com o aba­ti­men­to, se­gun­do apon­ta a pes­qui­sa fei­ta pe­la em­pre­sa.

RONNY SAN­TOS/FO­LHA­PRESS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.