Ran­king co­lo­ca UFABC co­mo 4ª me­lhor do Brasil

Lis­ta foi fei­ta após le­van­ta­men­to de por por­tal dos EUA

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

A UFABC (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do ABC) foi co­lo­ca­da co­mo a quar­ta me­lhor uni­ver­si­da­de do Brasil em ran­king fei­to pe­lo US News, por­tal on­li­ne dos Es­ta­dos Uni­dos que ava­lia anu­al­men­te as en­ti­da­des de en­si­no su­pe­ri­or pe­lo mun­do.

O por­tal pu­bli­cou a lis­ta de acor­do com o de­sem­pe­nho em pes­qui­sa e a re­pu­ta­ção aca­dê­mi­ca. Pa­ra de­fi­nir as po­si­ções, o le­van­ta­men­to ana­li­sou in­di­ca­do­res co­mo as re­pu­ta­ções global e re­gi­o­nal em pes­qui­sa, pu­bli­ca­ções, li­vros, con­fe­rên­ci­as e im­pac­to da ci­ta­ção nor­ma­li­za­da.

A uni­ver­si­da­de da re­gião re­ce­beu a no­ta 51,5 no to­tal. No in­di­ca­dor “co­la­bo­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal” a UFABC fi­cou com a quar­ta po­si­ção na­ci­o­nal e o sex­to lu­gar global. En­tre as ins­ti­tui­ções la­ti­no-ame­ri­ca­nas, a ins­ti­tui­ção de en­si­no fi­cou en­tre as dez me­lho­res do con­ti­nen­te, ob­ten­do o no­no lu­gar. A Uni­ver­si­da­de al­can­çou a po­si­ção 459 po­si­ção global no ran­king ge­ral.

No Brasil, a UFABC fi­cou atrás so­men­te da USP (Uni­ver­si­da­de São Pau­lo), que li­de­ra o ran­king na­ci­o­nal, da UFRJ (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio de Ja­nei­ro), a se­gun­da, e da Uni­camp (Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Cam­pi­nas) , a ter­cei­ra. Po­rém, a uni­ver­si­da­de da re­gião fi­ca a fren­te de tra­di­ci­o­nais ins­ti­tui­ções de en­si­no, co­mo as fe­de­rais de Mi­nas Ge­rais, do Rio Gran­de do Sul, de San­ta Ca­ta­ri­na, da Unesp (Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de São Pau­lo) e da Uni­fesp (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de São Pau­lo).

Não é a pri­mei­ra vez que a UFABC fi­ca bem co­lo­ca­da em lis­ta in­ter­na­ci­o­nal nes­te ano. Ran­king di­vul­ga­do em se­tem­bro pe­la THE (Ti­mes Higher Edu­ca­ti­on) – en­ti­da­de dos Es­ta­dos Uni­dos que tam­bém ava­lia uni­ver­si­da­des -, co­lo­ca a ins­ti­tui­ção da re­gião en­tre a 601ª e 800ª po­si­ção mun­di­al. En­tre as bra­si­lei­ras, fi­ca atrás só da e da Uni­camp. ME­TRO ABC

| DI­VUL­GA­ÇÃO/UFABC

Uni­ver­si­da­de é a 459ª na lis­ta mun­di­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.