Anis­tia ao cai­xa dois é en­ter­ra­da

Em bus­ca de agen­da po­si­ti­va, Te­mer acer­ta com pre­si­den­tes da Câ­ma­ra e do Se­na­do que emen­da cos­tu­ra­da nos bas­ti­do­res se­rá ve­ta­da se for apro­va­da no Con­gres­so

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Tra­ma­da nos bas­ti­do­res da Câ­ma­ra, a anis­tia aos cri­mes de cai­xa 2 foi en­ter­ra­da on­tem. O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer ad­mi­tiu ve­to à pro­pos­ta em ca­so de apro­va­ção pe­lo Con­gres­so. O acor­do foi fe­cha­do com os pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), e da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ) e anun­ci­a­do nu­ma entrevista in­co­mum, em ple­no do­min­go, no Pa­lá­cio do Pla­nal­to..

“Não há a me­nor con­di­ção de se pa­tro­ci­nar, de se le­var adi­an­te es­sa pro­pos­ta”, afir­mou Te­mer. “No to­can­te à anis­tia, há uma una­ni­mi­da­de dos di­ri­gen­tes do Po­der Exe­cu­ti­vo e do Le­gis­la­ti­vo. Mas, ao mes­mo tem­po, ve­ri­fi­ca­mos que era pre­ci­so aten­der o que cha­ma­mos de ‘a voz das ru­as’.”

A emen­da vi­nha sen­do ela­bo­ra­da pa­ra ser apre­sen­ta­da du­ran­te a vo­ta­ção do pa­co­te an­ti­cor­rup­ção, mar­ca­da pa­ra ama­nhã. O tex­to iria su­ge­rir que com a cri­mi­na­li­za­ção do cai­xa 2, a pu­ni­ção só va­le­ria a par­tir da san­ção da lei, ou se­ja, ca­sos pas­sa­dos de­ve­ri­am ser per­do­a­dos.

Maia atri­buiu a um ‘er­ro de co­mu­ni­ca­ção’ a ideia de anis­tia. “Es­ta­mos dis­cu­tin­do al­go que não exis­te. E se al­guém apre­sen­tar [a emen­da], se­rá vo­ta­ção no­mi­nal”, de­cla­rou.

No Se­na­do, a vo­ta­ção de­ve es­pe­rar e fi­car só pa­ra o ano que vem. “De­ve­mos fa­zer o ajus­te fis­cal e va­mos vo­tar as ma­té­ri­as ne­ces­sá­ri­as pa­ra re­to­mar o cres­ci­men­to da eco­no­mia”, afir­mou Re­nan.

ME­TRO BRASÍLIA

| AN­TO­NIO CRUZ/ABR

Re­nan, Te­mer e Maia, em entrevista em ple­no do­min­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.