País pre­pa­ra uma se­ma­na de ho­me­na­gens

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Cu­ba te­rá uma se­ma­na de ce­rimô­ni­as e uma pro­cis­são por to­da a ilha pa­ra se des­pe­dir de Fi­del Cas­tro. As ho­me­na­gens se es­ten­de­rão até o pró­xi­mo do­min­go (4), quan­do su­as cin­zas se­rão en­ter­ra­das em San­ti­a­go de Cu­ba, ber­ço do mo­vi­men­to re­vo­lu­ci­o­ná­rio que o le­vou ao po­der em 1959.

A pas­sa­gem das cin­zas de Ha­va­na a San­ti­a­go, a 900 km de dis­tân­cia, le­va­rá qua­tro di­as e tem tu­do pa­ra se tor­nar uma mo­bi­li­za­ção ma­ci­ça de mi­lhões de cu­ba­nos.

A pri­mei­ra ce­rimô­nia fú­ne­bre se­rá ho­je na em­ble­má­ti­ca Pra­ça da Re­vo­lu­ção de Ha­va­na, cu­jo aces­so co­me­çou a ser con­tro­la­do no sá­ba­do pe­la po­lí­cia.

O lu­to na­ci­o­nal obri­ga­tó­rio de 9 di­as sus­pen­deu qual­quer reu­nião ou es­pe­tá­cu­lo na ilha. As par­ti­das de bei­se­bol, uma pai­xão na­ci­o­nal, fo­ram can­ce­la­das e a ven­da de ál­co­ol proi­bi­da. Os res­tau­ran­tes tra­ba­lham em um ho­rá­rio mais cur­to que o ha­bi­tu­al, se­gun­do a agência Fran­ce Pres­se. Fu­ne­ral sem ir­mã Um das ir­mãs de Fi­del Cas­tro, Ju­a­ni­ta Cas­tro, dis­se que es­tá de lu­to, mas não irá ao fu­ne­ral do ex-lí­der cu­ba­no no do­min­go. Ju­a­ni­ta, de 83 anos, vi­ve em Mi­a­mi des­de 1964 e colaborou com a CIA sob o ape­li­do de “Don­na” em pla­nos pa­ra der­ru­bar o ir­mão do po­der. ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.