Mi­lha­res de cu­ba­nos vão pa­ra as ru­as ho­me­na­ge­ar Fi­del

Mul­ti­dão ocu­pa a Pra­ça da Re­vo­lu­ção; lí­de­res de ou­tros paí­ses de­vem de­sem­bar­car na ilha

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - Ve­ja mais no me­tro­jor­nal.com.br

Mi­lha­res de cu­ba­nos co­me­ça­ram on­tem a se reu­nir na Pra­ça da Re­vo­lu­ção, em Ha­va­na, pa­ra pres­tar dois di­as de ho­me­na­gens a Fi­del Cas­tro, o lí­der co­mu­nis­ta, mor­to na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, que li­de­rou a re­vo­lu­ção de 1959 e co­man­dou a ilha ca­ri­be­nha du­ran­te meio sé­cu­lo.

Tra­ba­lha­do­res ins­ta­la­ram al­to-fa­lan­tes e ilu­mi­na­ção no lo­cal, on­de uma fo­to gi­gan­tes­ca de Fi­del foi es­ten­di­da so­bre a Bi­bli­o­te­ca Na­ci­o­nal. Raúl Cas­tro e ou­tros mem­bros do go­ver­no e do Par­ti­do Co­mu­nis­ta e lí­de­res mi­li­ta­res de­po­si­ta­ram flo­res per­to do mo­nu­men­to do he­rói na­ci­o­nal cu­ba­no Jo­sé Mar­tí, se­gui­dos por ci­da­dãos que es­pe­ra­vam até seis ho­ras na fi­la.

“Quem não se­rá afe­ta­do por um ho­mem que fez tu­do por nós? Ele gui­ou a mim e aos meus fi­lhos. Ele é meu Deus” JO­SÉ LUIS HER­RE­RA, CI­DA­DÃO CU­BA­NO

A ce­rimô­nia na Pra­ça da Re­vo­lu­ção ter­mi­na ho­je à noi­te. De­pois, as cin­zas de Fi­del per­cor­re­rão o país. O fu­ne­ral se­rá em 4 de de­zem­bro, em San­ti­a­go de Cu­ba.

Ba­rack Oba­ma (EUA) e Vla­di­mir Pu­tin (Rús­sia) não par­ti­ci­pa­rão do fu­ne­ral. A ex-União So­vié­ti­ca foi a prin­ci­pal ali­a­da de Cu­ba na Guer­ra Fria. METRO

| REUTERS

Es­tu­dan­tes pres­tam ho­me­na­gem (al­to) e fo­to na Bi­bli­o­te­ca Na­ci­o­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.