PGR pe­de áu­di­os gra­va­dos por Ca­le­ro

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A PGR (Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral da Re­pú­bli­ca) pe­diu on­tem à PF o com­par­ti­lha­men­to dos áu­di­os gra­va­dos pe­lo ex-mi­nis­tro da Cul­tu­ra Mar­ce­lo Ca­le­ro de con­ver­sas com o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer e ou­tras au­to­ri­da­des, que se­ri­am as pro­vas de que ele te­ria so­fri­do pres­são pa­ra li­be­rar obra em Sal­va­dor em­bar­ga­da pe­lo Iphan (Ins­ti­tu­to do Pa­trimô­nio His­tó­ri­co e Ar­tís­ti­co Na­ci­o­nal). O ex-mi­nis­tro da Se­cre­ta­ria de Go­ver­no Ged­del Vi­ei­ra Li­ma tem um imó­vel no con­do­mí­nio e se­ria o mais in­ter­res­sa­do na re­ver­são da de­ci­são. Ca­le­ro pe­diu de­mis­são no dia 18. Ged­del dei­xou o go­ver­no de­pois que o epi­só­dio veio à to­na.

Os áu­di­os se­rão usa­dos pa­ra em­ba­sar o pe­di­do ou não ao STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) de aber­tu­ra de inqué­ri­to pa­ra in­ves­ti­gar Te­mer. As gra­va­ções fo­ram en­tre­gues por Ca­le­ro quan­do pres­tou de­poi­men­to de for­ma es­pon­tâ­nea no úl­ti­mo dia 19. A PF fa­rá um tra­ta­men­to téc­ni­co nos áu­di­os, que te­ri­am qua­li­da­de bai­xa e com mui­tas con­ver­sas con­si­de­ra­das inau­dí­veis.

Ca­le­ro afir­mou, em en­tre­vis­ta à “TV Glo­bo”, ter uma gra­va­ção de uma con­ver­sa com Te­mer, mas que se­ria “pro­to­co­lar” e tra­ta­va ape­nas do pe­di­do de de­mis­são.

O ex-mi­nis­tro dis­se ter se­gui­do ori­en­ta­ção de ami­gos da PF pa­ra gra­var as con­ver­sas. Ele dis­se ter si­do ori­en­ta­do a não re­ve­lar ter gra­va­ções com Ged­del e o che­fe da Ca­sa Ci­vil, Eli­seu Pa­di­lha.

O go­ver­no acom­pa­nha o ca­so e ava­lia pe­dir que Ca­le­ro se­ja en­qua­dra­do na Lei de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal, cri­me que pre­vê de 1 a 4 anos de pri­são. Di­plo­ma­ta, o ex-mi­nis­tro tam­bém po­de res­pon­der pro­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo no Ita­ma­raty. METRO BRA­SÍ­LIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.