Os jo­gos de Fi­del Cas­tro

Ex-lí­der cu­ba­no que fa­le­ceu na se­ma­na pas­sa­da já foi per­so­na­gem de di­ver­sos tí­tu­los de vi­de­o­ga­me

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Lí­der his­tó­ri­co da Re­vo­lu­ção Cu­ba­na, Fi­del Cas­tro mor­reu nes­ta úl­ti­ma sex­ta-fei­ra (25), aos 90 anos, dei­xan­do um le­ga­do tão mar­can­te que in­clui até mes­mo apa­re­cer em jo­gos de vi­de­o­ga­me, em es­pe­ci­al os de ti­ro.

A es­treia de­le co­mo per­so­na­gem se deu em “Gu­er­ril­la War”, que foi lan­ça­do em 1987 pa­ra o NES. De­sen­vol­vi­do pe­la SNK, o ga­me es­tre­ou na­que­las fa­mo­sas má­qui­nas de fli­pe­ra­ma de bair­ro, as­sim co­mo “Spa­ce In­va­ders”.

Na his­tó­ria, o jo­ga­dor po­de li­de­rar dois co­man­dos rebeldes “não iden­ti­fi­ca­dos”, em­bo­ra na ver­são ja­po­ne­sa es­ses co­man­dos se­jam de fa­to de­no­mi­na­dos de Che Gu­e­va­ra e de Fi­del Cas­tro. A mis­são de­les é li­ber­tar uma ilha do Ca­ri­be das mãos de um ti­ra­no di­ta­dor (al­gu­ma se­me­lhan­ça?) e en­fren­tar um gran­de nú­me­ro de sol­da­dos pa­ra res­ga­tar re­féns.

Em 2010, a fa­ma de du­rão deu a Fi­del um pa­pel em “Call of Duty: Black Ops”, tí­tu­lo de su­ces­so da Ac­ti­vi­si­on lan­ça­do pa­ra PS3, Xbox 360, PC, Wii e Nin­ten­do DS. Ele sur­ge ini­ci­al­men­te na Ope­ra­ção 40, quan­do Frank Wo­ods, Alex Ma­son e Jo­seph Bow­man são en­vi­a­dos pa­ra lhe ma­tar, mas a mis­são fa­lha.

No mo­do cam­pa­nha, Fi­del tam­bém é o ini­mi­go, mas no ma­pa nú­me­ro cin­co do mo­do zum­bi o ex-lí­der re­vo­lu­ci­o­ná­rio apa­re­ce co­mo he­rói ao la­do de per­so­na­gens co­mo Ro­bert McNa­ma­ra e os pre­si­den­tes John F. Ken­nedy e Ri­chard Ni­xon.

Ou­tras apa­ri­ções

Em “The God­father II”, de 2009, que foi lan­ça­do pe­la EA pa­ra PS3, Xbox 360 e PC, o pro­ta­go­nis­ta Do­mi­nic é con­ven­ci­do por Hy­man Roth e Mi­cha­el Cor­le­o­ne a vi­a­jar pa­ra Cu­ba pa­ra ti­rar o pre­si­den­te do po­der, no ca­so, Fi­del Cas­tro. O ob­je­ti­vo do jo­ga­dor é re­a­li­zar es­sa ár­dua ta­re­fa.

Em “Ges­ta Fi­nal”, jo­go de­sen­vol­vi­do na pró­pria Cu­ba em 2013, são re­vi­vi­dos os epi­só­di­os mais im­por­tan­tes da Re­vo­lu­ção Cu­ba­na, de 1956 a 1959. Na his­tó­ria, o ga­mer po­de es­co­lher ser Che Gu­e­va­ra ou Fi­del Cas­tro, en­tre ou­tras fi­gu­ras his­tó­ri­cas da épo­ca.

Dis­po­ní­vel ape­nas pa­ra com­pu­ta­dor, o tí­tu­lo te­ve co­mo co­mo slo­gan a se­guin­te fra­se: “jo­go cu­ba­no, ba­se­a­do em fa­tos re­ais”.

Além des­ses tí­tu­los, Fi­del tam­bém apa­re­ceu na sa­ga “Tro­pi­co”, uma das mais co­nhe­ci­das do gê­ne­ro de cons­tru­ção e ges­tão, na mes­ma li­nha de “SimCity”. Cri­a­do pe­la PopTop Softwa­re, o ga­me co­lo­ca o jo­ga­dor pa­ra vi­ver a his­tó­ria de um pre­si­den­te de uma ilha do Ca­ri­be que pre­ci­sa de­ci­dir se vai co­man­dar uma de­mo­cra­cia ou uma di­ta­du­ra. Po­de-se es­co­lher jo­gar com Fi­del, Eva Pe­rón ou Gu­e­va­ra, ou ain­da cri­ar um ava­tar pró­prio.

Fi­del apa­re­ce em ‘Call of Duty: Black Ops’, de 2010

Lí­der cu­ba­no em ‘Ges­ta Fi­nal’, ‘Gu­er­ril­la War’ (aci­ma) e ‘ The God­father II’

IMAGENS: DI­VUL­GA­ÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.