Dia de de­ci­sões e fú­ria

Em pro­tes­to, 13 mil pes­so­as en­tram em con­fron­to com a po­lí­cia e in­cen­dei­am car­ros. PEC do te­to pas­sa na 1ª vo­ta­ção no Se­na­do

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Em dia de vo­ta­ções im­por­tan­tes na Câ­ma­ra e no Se­na­do, mi­lha­res de ma­ni­fes­tan­tes to­ma­ram na tar­de de on­tem a Esplanada dos Mi­nis­té­ri­os, em Bra­sí­lia, con­tra me­di­das de aus­te­ri­da­de do go­ver­no fe­de­ral. Na pau­ta das du­as es­fe­ras po­lí­ti­cas es­ta­va o pro­je­to de li­mi­te de gas­tos pú­bli­cos e o con­jun­to de me­di­das con­tra a cor­rup­ção. A re­for­ma do en­si­no mé­dio tam­bém foi de­ba­ti­da.

O pro­tes­to, que era for­ma­do em sua mai­o­ria por es­tu­dan­tes, ter­mi­nou em con­fli­to com a Po­lí­cia Mi­li­tar. Os po­li­ci­ais uti­li­za­ram bom­bas de gás con­tra a mul­ti­dão, que quei­mou e vi­rou veí­cu­los. Pré­di­os pú­bli­cos fo­ram pi­cha­dos e de­pre­da­dos du­ran­te o ato. As­ses­so­res re­la­ta­ram que o pré­dio do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção foi in­va­di­do por cer­ca de 100 pes­so­as en­ca­pu­za­das, que que­bra­ram por­tas e câ­me­ras. Um po­li­ci­al à pai­sa­na foi es­fa­que­a­do, mas sem gra­vi­da­de.

De acor­do com a Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca do Dis­tri­to Fe­de­ral, cer­ca de 13 mil pes­so­as par­ti­ci­pa­ram da ma­ni­fes­ta­ção. Qua­tro ma­ni­fes­tan­tes fo­ram de­ti­dos e le­va­dos à de­le­ga­cia. Po­lê­mi­cas Na pri­mei­ra dis­cus­são do dia, o re­la­tor da co­mis­são do Con­gres­so Na­ci­o­nal res­pon­sá­vel por ava­li­ar a re­for­ma do en­si­no mé­dio, se­na­dor Pe­dro Cha­ves (PSC-MS), apre­sen­tou pa­re­cer man­ten­do as dis­ci­pli­nas de ar­tes e edu­ca­ção fí­si­ca co­mo obri­ga­tó­ri­as no cur­rí­cu­lo. Na pro­pos­ta ori­gi­nal do go­ver­no fe­de­ral, elas fi­ca­vam de fo­ra.

Mais tar­de, foi a vez de se­na­do­res apro­va­rem em pri­mei­ra vo­ta­ção a PEC (Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção) 55, que li­mi­ta os gas­tos pú­bli­cos nos pró­xi­mos 20 anos. A pro­pos­ta, que já foi au­to­ri­za­da pe­la Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, pre­ci­sa ago­ra de uma se­gun­da vo­ta­ção no Se­na­do para ser san­ci­o­na­da pe­lo pre­si­den­te Mi­chel Te­mer. Ela es­tá mar­ca­da para o pró­xi­mo dia 13.

Na ses­são de on­tem, fo­ram 61 vo­tos a favor e 14 con­tra. O go­ver­no pre­ci­sa­va de 49 se­na­do­res fa­vo­rá­veis.

A ter­cei­ra po­lê­mi­ca do dia foi a vo­ta­ção do pacote de me­di­das con­tra a cor­rup­ção. O pro­je­to de­ve­ria ter si­do apre­ci­a­do pe­los de­pu­ta­dos fe­de­rais na se­ma­na pas­sa­da, mas foi adi­a­do por cau­sa da repercussão ne­ga­ti­va de pos­sí­veis emen­das de anis­tia ao cai­xa 2 em cam­pa­nhas an­te­ri­o­res ao pro­je­to.

As me­di­das fo­ram pro­pos­tas pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral em mar­ço des­te ano. O ór­gão ela­bo­rou 10 itens, com o ob­je­ti­vo de en­du­re­cer leis de com­ba­te à cor­rup­ção. Mas o tex­to foi mo­di­fi­ca­do pe­lo re­la­tor do pro­je­to, de­pu­ta­do Onyx Lo­ren­zo­ni (DEM-RS), o que ge­rou crí­ti­cas de pro­mo­to­res e ma­gis­tra­dos.

Até a con­clu­são des­ta edi­ção, os de­pu­ta­dos de­ba­ti­am a ma­té­ria. ME­TRO

| ADRI­A­NO MACHADO/REUTERS

Ma­ni­fes­tan­tes vi­ra­ram um car­ro

| ADRI­A­NO MACHADO/REUTERS

Hou­ve fo­go du­ran­te o pro­tes­to até a noi­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.