De­sem­pre­go fi­ca em 11,8% até ou­tu­bro

Ta­xa per­ma­ne­ce no mes­mo pa­ta­mar pe­la ter­cei­ra vez se­gui­da e tra­ba­lha­do­res de­sis­tem de bus­car em­pre­go. Em um ano, 1,462 mi­lhão de pes­so­as dei­xa­ram o mer­ca­do

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

A ta­xa de de­sem­pre­go per­ma­ne­ceu em 11,8% pe­la ter­cei­ra vez se­gui­da no tri­mes­tre até ou­tu­bro, mas o re­sul­ta­do po­de­ria ter si­do pi­or ca­so o nú­me­ro de pes­so­as que de­sis­ti­ram de pro­cu­rar em­pre­go não ti­ves­se au­men­ta­do. No mes­mo pe­río­do de 2015, a ta­xa ha­via si­do de 8,9%.

Se­gun­do pes­qui­sa di­vul­ga­da on­tem pe­lo IBGE (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca), a quan­ti­da­de de de­sem­pre­ga­dos che­gou ao no­vo re­cor­de de 12,042 mi­lhões de pes­so­as nos três me­ses até ou­tu­bro, 32,7% mai­or so­bre 2015. Nos três me­ses até se­tem­bro, eram 12,022 mi­lhões de pes­so­as sem em­pre­go.

“A si­tu­a­ção é mui­to mais gra­ve do que apa­ren­te­men­te os números mos­tram, por­que a po­pu­la­ção ocu­pa­da con­ti­nua cain­do. As pes­so­as es­tão em sua mai­o­ria de­sis­tin­do de pro­cu­rar tra­ba­lho da­da a di­fi­cul­da­de apre­sen­ta­da pe­lo mer­ca­do em ge­rar va­gas”, dis­se o co­or­de­na­dor da pes­qui­sa no IBGE, Ci­mar Aze­re­do.

O nú­me­ro de pes­so­as fo­ra da for­ça de tra­ba­lho, que re­pre­sen­ta aque­les que não es­tão pro­cu­ran­do em­pre­go e por is­so sa­em da con­ta, cres­ceu 2,3% no pe­río­do en­tre agos­to e ou­tu­bro so­bre o ano an­te­ri­or, o equi­va­len­te 1,462 mi­lhão de tra­ba­lha­do­res.

Já a po­pu­la­ção ocu­pa­da caiu 2,6% so­bre o ano an­te­ri­or, o que re­pre­sen­ta 2,402 mi­lhões pes­so­as a me­nos.

A ren­da mé­dia se­guiu em que­da, com per­da de 1,3% so­bre o mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do, a R$ 2.025.

“No em­pre­go com car­tei­ra as­si­na­da fo­ram fe­cha­dos cer­ca de 300 mil pos­tos, a mai­o­ria com salários mais bai­xos”, com­ple­tou Aze­re­do.

A de­te­ri­o­ra­ção do mer­ca­do de tra­ba­lho é um dos prin­ci­pais re­fle­xos da re­ces­são. Eco­no­mis­tas con­sul­ta­dos pe­lo Ban­co Cen­tral pro­je­tam con­tra­ção de 3,49% do PIB es­te ano, com cres­ci­men­to de ape­nas 0,98% no pró­xi­mo. O IBGE di­vul­ga ho­je os da­dos do PIB do ter­cei­ro tri­mes­tre. ME­TRO

| PE­DRO VEN­TU­RA/AGÊNCIA BRA­SÍ­LIA

Mais de 12 mi­lhões de pes­so­as es­tão de­sem­pre­ga­das

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.