Clu­be ca­ta­ri­nen­se vi­via o ápi­ce de sua his­tó­ria

Metro Brazil (ABC) - - Esporte -

A tra­gé­dia ocor­ri­da com a de­le­ga­ção da Cha­pe­co­en­se in­ter­rom­pe a as­cen­são de um clu­be que não pa­ra­va de su­bir des­de 2009. Fun­da­da em 1973, a equi­pe vi­via em 2016 um con­to de fa­das ao che­gar à fi­nal da Co­pa Sul-Ame­ri­ca­na e tor­nar-se um dos ti­mes mais que­ri­dos do país.

O oes­te ca­ta­ri­nen­se sen­tia a ne­ces­si­da­de de um re­pre­sen­tan­te mais for­te no fu­te­bol do Es­ta­do no co­me­ço dos anos 1970, quan­do a re­gião con­ta­va ape­nas com clu­bes ama­do­res. A pro­fis­si­o­na­li­za­ção sur­giu da fu­são do Atlé­ti­co Cha­pe­có com o In­de­pen­den­te. A pri­mei­ra par­ti­da do clu­be al­vi­ver­de foi a vi­tó­ria por 1 a 0 so­bre o São Jo­sé-RS.

O cres­ci­men­to foi rá­pi­do. O pri­mei­ro tí­tu­lo es­ta­du­al foi con­quis­ta­do em 1977. No ano se­guin­te, a Cha­pe es­tre­ou na eli­te do fu­te­bol bra­si­lei­ro. As dé­ca­das se­guin­tes fo­ram de pou­co su­ces­so, ex­ce­ção fei­ta ao tí­tu­lo ca­ta­ri­nen­se de 1996.

O res­sur­gi­men­to ocor­reu na metade da dé­ca­da pas­sa­da, quan­do o clu­be pas­sou por uma re­for­mu­la­ção, con­quis­tan­do três es­ta­du­ais e su­bin­do ra­pi­da­men­te os de­graus do fu­te­bol bra­si­lei­ro até che­gar à pri­mei­ra di­vi­são em 2014. Tu­do is­so com a for­ça da sua Are­na Con­dá, que foi re­mo­de­la­da em 2008, e que le­va o no­me em ho­me­na­gem ao Ín­dio Con­dá, lí­der do po­vo in­dí­ge­na “Kain­gang”, que ha­bi­tou a re­gião oes­te ca­ta­ri­nen­se.

“Até ago­ra não caiu a fi­cha. Con­fio em Deus de que as coi­sas vão dar cer­to para nós e que a Cha­pe­co­en­se tem que con­ti­nu­ar. Um ti­me que a gen­te ama, um ti­me que a gen­te co­me­çou há mui­to tempo, es­tou há mui­to tempo en­vol­vi­do. Sei de tu­do que nós pas­sa­mos. É mui­to di­fí­cil, a tristeza é mui­to gran­de”, dis­se Ivan Toz­zo, vi­ce-pre­si­den­te do clu­be. ME­TRO POA

| MAR­CIO CU­NHA/MAFALDA PRESS/FO­LHA­PRESS

Do ti­me ti­tu­lar, ape­nas Ne­to so­bre­vi­veu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.