Con­gres­so di­ver­ge so­bre abor­to

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A de­ci­são da 1ª Tur­ma do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) de au­to­ri­zar o abor­to até o ter­cei­ro mês de ges­ta­ção sem que a prá­ti­ca se­ja con­si­de­ra­da cri­me pro­vo­cou re­a­ções opos­tas on­tem dos pre­si­den­tes da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), e do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL).

Maia ava­lia o ca­so co­mo uma in­va­são das fun­ções do Con­gres­so e anun­ci­ou a cri­a­ção de uma co­mis­são es­pe­ci­al pa­ra de­ci­dir se o en­ten­di­men­to dos mi­nis­tros de­ve­rá ser man­ti­do.

“Nos­so pa­pel é le­gis­lar, se­ja ra­ti­fi­can­do ou re­ti­fi­can­do a de­ci­são do Su­pre­mo”, afir­mou, pe­din­do pri­o­ri­da­de aos lí­de­res pa­ra in­di­car os in­te­gran­tes do co­le­gi­a­do.

Em la­do opos­to, Re­nan ava­li­ou que hou­ve uma pos­tu­ra cor­re­ta do STF ao de­ci­dir so­bre um te­ma po­lê­mi­co, que en­fren­ta di­fi­cul­da­des de aná­li­se pe­lo Con­gres­so. “Não acho ruim o STF de­li­be­rar”, sus­ten­tou. Di­rei­to da mu­lher Por una­ni­mi­da­de, cin­co mi­nis­tros da 1ª Tur­ma ava­li­za­ram o vo­to do mi­nis­tro Ro­ber­to Bar­ro­so, que en­ten­deu que cri­mi­na­li­zar o abor­to no iní­cio da ges­tão vi­o­la a au­to­no­mia da mu­lher, o di­rei­to à in­te­gri­da­de fí­si­ca e psí­qui­ca, os di­rei­tos se­xu­ais e re­pro­du­ti­vos da mu­lher, a igual­da­de de gê­ne­ro, além de pro­vo­car dis­cri­mi­na­ção so­ci­al e um im­pac­to des­pro­por­ci­o­nal da cri­mi­na­li­za­ção so­bre as mu­lhe­res po­bres.

Não se tra­ta da li­be­ra­ção do abor­to. A de­ci­são va­le ape­nas pa­ra o ca­so jul­ga­do, mas si­na­li­za po­si­ção do STF so­bre o te­ma. ME­TRO BRA­SÍ­LIA

RE­NAN CA­LHEI­ROS, PRE­SI­DEN­TE DO SE­NA­DO

“Qu­an­do o Con­gres­so tem di­fi­cul­da­de pa­ra de­li­be­rar so­bre te­ma com­ple­xo, não acho ruim que o Su­pre­mo de­li­be­re. De­mo­cra­cia é is­so.”

RO­DRI­GO MAIA, PRE­SI­DEN­TE DA C­MA­RA

“Às ve­zes, o STF le­gis­la. En­ten­de­mos que há uma prer­ro­ga­ti­va que foi usur­pa­da do Con­gres­so. Sem­pre que is­so acon­te­cer va­mos de­li­be­rar.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.