Co­me­ça cor­te­jo com cin­zas de Fi­del até ‘ber­ço da re­vo­lu­ção’

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Um cor­te­jo com as cin­zas de Fi­del Cas­tro par­tiu de Ha­va­na on­tem pa­ra re­a­li­zar uma jor­na­da de 900 quilô­me­tros e três di­as até San­ti­a­go de Cu­ba, no les­te, re­fa­zen­do a ro­ta usa­da por seus re­vo­lu­ci­o­ná­ri­os bar­bu­dos na mar­cha vi­to­ri­o­sa ru­mo a Ha­va­na, on­de Fi­del pro­cla­mou a vitória em 1959. O ex-lí­der foi cre­ma­do no úl­ti­mo sá­ba­do. O fu­ne­ral acon­te­ce­rá no do­min­go.

Na noi­te da úl­ti­ma ter­ça-fei­ra, mi­lha­res de cu­ba­nos, além de lí­de­res dos ali­a­dos es­quer­dis­tas de Cu­ba e de ou­tros paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to, se reu­ni­ram na Pra­ça da Re­vo­lu­ção de Ha­va­na pa­ra uma ho­me­na­gem a “El Co­man­dan­te”.

Fi­del era ad­mi­ra­do es­pe­ci­al­men­te na Amé­ri­ca La­ti­na e na Áfri­ca, por ter en­fren­ta­do os EUA. Mas mui­tos o cri­ti­ca­vam por ser um di­ta­dor que ar­rui­nou a eco­no­mia com sua mo­da­li­da­de de so­ci­a­lis­mo e que ne­gou aos cu­ba­nos di­rei­tos hu­ma­nos bá­si­cos, co­mo a li­ber­da­de de ex­pres­são.

“Ele mais do que cum­priu sua mis­são nes­ta ter­ra”, dis­se o pre­si­den­te da Ve­ne­zu­e­la, Ni­co­lás Ma­du­ro, cu­jo go­ver­no au­xi­lia a eco­no­mia de Cu­ba ven­den­do pe­tró­leo “a pre­ços ca­ma­ra­das”. ME­TRO

| REU­TERS

Cu­ba­nos ob­ser­vam pas­sa­gem de cin­zas de Fi­del an­tes de par­tir ru­mo a San­ti­a­go de Cu­ba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.