Po­lí­ti­ca en­con­tra re­li­gião em fil­me

Dois dos te­mas dos mais ca­ros à ci­ne­ma­to­gra­fia de Mar­co Bel­lo­chio es­tão em ‘San­gue do Meu San­gue’, mis­to de dra­ma his­tó­ri­co e fan­ta­sia si­tu­a­do na ci­da­de na­tal do di­re­tor

Metro Brazil (ABC) - - Cultura - AMAN­DA QU­EI­RÓS

Em “San­gue do Meu San­gue”, que es­treia ho­je, o di­re­tor ita­li­a­no Mar­co Bel­lo­chio en­tre­la­ça his­tó­ri­as am­bi­en­ta­das em tor­no de um con­ven­to, mas se­pa­ra­das por sé­cu­los.

Na pri­mei­ra, si­tu­a­da na Ida­de Mé­dia, um sol­da­do bus­ca fa­zer com que a aman­te de seu ir­mão, que se sui­ci­dou, con­fes­se tê-lo se­du­zi­do pa­ra que ele – um pa­dre – pos­sa ser en­ter­ra­do em so­lo sa­gra­do. Na se­gun­da, con­tem­po­râ­nea e fan­ta­si­o­sa, um vam­pi­ro res­pon­sá­vel por con­tro­lar a ci­da­de on­de vi­ve faz ne­go­ci­a­tas pa­ra man­ter-se em se­gre­do en­quan­to vê o po­der lhe es­ca­par. As tra­mas mis­tu­ram re­li­gião e po­lí­ti­ca, dois dos as­sun­tos mais pre­sen­tes na obra do au­tor de “Bom Dia, Noi­te” (2003), que apre­sen­tou o fil­me em São Pau­lo du­ran­te a 40ª Mos­tra In­ter­na­ci­o­nal de Ci­ne­ma.

“Há um dis­cur­so so­bre um po­der que não con­se­gue mais se man­ter, em par­te, pe­la vir­tu­de dos ad­ver­sá­ri­os, mas tam­bém pe­la glo­ba­li­za­ção, que des­truiu o iso­la­men­to da­que­la ci­da­de em re­la­ção ao mun­do in­tei­ro”, afir­ma Bel­lo­chio, que si­tua a his­tó­ria no lu­gar on­de nas­ceu, a pe­que­na Bob­bio.

O fa­to de co­lo­car em evi­dên­cia um lo­cal tão ín­ti­mo tem a ver com o ci­ne­ma do di­re­tor, que ex­plo­ra fa­tos e si­tu­a­ções sin­gu­la­res com abor­da­gem com­ple­ta­men­te uni­ver­sa­li­za­da.

“O que fa­ço, o que fil­mo e o que ima­gi­no são coi­sas que eu vi­vi. A po­lí­ti­ca, a re­li­gião, a fa­mí­lia são ex­pe­ri­ên­ci­as que me fo­ram ex­tre­ma­men­te im­por­tan­tes e po­dem ser en­con­tra­das no que fa­ço. Se vo­cê per­ma­ne­cer ape­nas na su­per­fí­cie da sua re­gião, é cla­ro que ou­tras pes­so­as não vão se in­te­res­sar. O ca­rá­ter uni­ver­sal vem se con­si­go abor­dar com pro­fun­di­da­de aqui­lo so­bre o qual fa­lo.”

| DIVULGAÇÃO

Ci­ne­as­ta es­te­ve em São Pau­lo pa­ra Mos­tra de Ci­ne­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.