CCBB. Mos­tra co­me­ça ho­je e des­trin­cha fil­mo­gra­fia de Gre­e­naway

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Uma mos­tra que co­me­ça ho­je e se­gue até o dia 12 no CCBB (r. Ál­va­res Pen­te­a­do, 112, Cen­tro, tel.: 31133651; R$ 10 por ses­são) pro­por­ci­o­na um mer­gu­lho no in­ven­ti­vo e sub­ver­si­vo uni­ver­so do mul­ti­ar­tis­ta Pe­ter Gre­e­naway.

Aos 74 anos, o di­re­tor bri­â­ni­co é re­ve­ren­ci­a­do por aqui em uma re­tros­pec­ti­va com 7 cur­tas e 17 lon­gas-me­tra­gens, dos quais seis se­rão exi­bi­dos em có­pi­as de pe­lí­cu­la 35 mm.

As in­fluên­ci­as e fa­ses do ci­ne­as­ta emu­lam pin­tu­ras bar­ro­cas e re­nas­cen­tis­tas, mas abor­dam te­mas con­tem­po­râ­ne­os com mão pe­sa­da, com di­rei­to a mui­ta vi­o­lên­cia, se­xo e dor – tan­to que a mai­o­ria das obras exi­bi­das têm clas­si­fi­ca­ção in­di­ca­ti­va de 18 anos.

A pro­gra­ma­ção co­me­ça in­ten­sa já ho­je, às 12h, com “O Co­zi­nhei­ro, o La­drão, sua mu­lher e o Aman­te” (1989), se­gui­do por “Golt­zius and the Pe­li­can Com­pany” (2012), às 14h30; “Afo­gan­do em Nú­me­ros” (1988), às 17h; e “A Úl­ti­ma Tem­pes­ta­de” (1991), às 19h30.

A mos­tra exi­be tam­bém ama­nhã, às 12h, o lon­ga mais re­cen­te do di­re­tor, “Que Vi­va Ei­sens­tein! - 10 Di­as que Aba­la­ram o Mé­xi­co”, so­bre uma ex­pe­ri­ên­cia ho­mos­se­xu­al do di­re­tor ru­so Ser­gei Ei­sens­tein, au­tor de “O En­cou­ra­ça­do Po­tem­kin”, du­ran­te uma vi­a­gem ao Mé­xi­co em 1931.

No dia 8, às 19h30, o ar­tis­ta mul­ti­mí­dia Lu­cas Bom­boz­zi e o pro­fes­sor da UERJ Erick Fe­lin­to fa­zem um de­ba­te so­bre co­mo Gre­e­naway aju­dou a es­gar­çar as fron­tei­ras da sé­ti­ma ar­te. ME­TRO BRA­SÍ­LIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.