De­la­ção de Fu­na­ro che­ga ao Su­pre­mo

PGR en­tre­ga do­cu­men­tos e pro­vas de acor­do de co­la­bo­ra­ção do do­lei­ro, que ago­ra aguar­da ho­mo­lo­ga­ção. De­nún­ci­as po­dem afe­tar Mi­chel Te­mer, Eli­seu Pa­di­lha e Mo­rei­ra Fran­co

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - MARCELO FREI­TAS

Re­la­tor da La­va Ja­to, o ministro Ed­son Fa­chin, do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), tem em mãos os ter­mos do acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da do do­lei­ro Lú­cio Fu­na­ro, que ame­a­ça com­pro­me­ter o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB) e os mi­nis­tros Eli­seu Pa­di­lha (Ca­sa Ci­vil) e Mo­rei­ra Fran­co (Se­cre­ta­ria Ge­ral da Pre­si­dên­cia). Os do­cu­men­tos e as pro­vas, ain­da sob si­gi­lo, fo­ram en­ca­mi­nha­das on­tem ao STF pe­la PGR (Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca).

Fa­chin irá ana­li­sar o pe­di­do e de­ci­di­rá se ho­mo­lo­ga a de­la­ção. A ex­pec­ta­ti­va é de que a de­ci­são saia ain­da es­ta se­ma­na.

An­tes, o de­la­tor irá pres­tar no­vo de­poi­men­to pa­ra es­cla­re­cer se pre­ten­de co­la­bo­rar com as in­ves­ti­ga­ções de li­vre es­pon­tâ­nea von­ta­de, co­mo é de pra­xe.

Fu­na­ro tem con­tra a ho­mo­lo­ga­ção o fa­to de ter des­cum­pri­do o acor­do de de­la­ção do men­sa­lão e vol­ta­do a co­me­ter cri­mes.

Ca­so a dis­cus­são avan­ce, se­rão de­fi­ni­das as con­di­ci­o­nan­tes do acor­do – que po­de­rá in­cluir pa­ga­men­to de mul­tas e até li­ber­da­de com uso de tor­no­ze­lei­ra ele­trô­ni­ca. Se ho­mo­lo­ga­da, a de­la­ção re­tor­na­rá a PGR que de­ve­rá fa­zer no­vos pe­di­dos de investigação. Acu­sa­ções Fu­na­ro é apon­ta­do co­mo ope­ra­dor do PMDB na La­va Ja­to. O do­lei­ro acu­sa o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer de ter co­nhe­ci­men­to dos pa­ga­men­tos de pro­pi­na na Pe­tro­bras e de co­man­dar a dis­tri­bui­ção de re­cur­sos des­vi­a­dos da Cai­xa Econô­mi­ca Fe­de­ral. O pre­si­den­te ne­ga as acu­sa­ções.

O pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, de­ve usar as acu­sa­ções em no­va de­nún­cia con­tra Te­mer, que de­ve ser fei­ta nos pró­xi­mos di­as.

Os des­vi­os na Cai­xa te­ri­am abas­te­ci­dos os co­fres do PMDB nas cam­pa­nhas de 2010, 2012 e 2014. Se­gun­do o do­lei­ro, fo­ram pa­gos R$ 100 mi­lhões ao par­ti­do.

Nos de­poi­men­tos pré­vi­os da de­la­ção, Fu­na­ro acu­sou Pa­di­lha de re­pre­sen­tar Te­mer no re­ce­bi­men­to de pro­pi­na. Mo­rei­ra Fran­co é ci­ta­do co­mo be­ne­fi­ciá­rio de co­mis­são pa­ga so­bre ope­ra­ções fei­tas jun­to ao Fun­do de In­ves­ti­men­to do FGTS.

A de­la­ção de­ve ci­tar tam­bém os ex-mi­nis­tros Ged­del Vi­ei­ra Li­ma e Hen­ri­que Eduardo Al­ves, além do ex-de­pu­ta­do Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.