Gê­ne­se da bos­sa no­va ins­pi­ra mu­si­cal ‘Ga­ro­ta de Ipa­ne­ma’

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Um can­ti­nho, um vi­o­lão e, pa­ra ca­da amor – e de­sa­mor e de­sen­con­tros –, mui­tas can­ções.

O mo­vi­men­to fru­to da reu­nião de en­tão jo­vens can­to­res e com­po­si­to­res no Rio dos anos 1960, co­mo Vi­ni­cius de Mo­ra­es, Tom Jo­bim, Na­ra Leão e João Gil­ber­to, é exal­ta­do no es­pe­tá­cu­lo “Ga­ro­ta de Ipa­ne­ma – O Mu­si­cal da Bos­sa No­va”, que es­treia ho­je no Te­a­tro Opus (av. das Na­ções Uni­das, 4.777, Shop­ping Vil­la-Lo­bos; sex., às 21h30, sáb., às 21h, dom., às 20h30; de R$ 50 a R$ 160; até 10/12).

Uma ou­tra ver­são da obra, cal­ca­da em ci­ma de uma tra­ma de amor es­tre­la­da por Le­tí­cia Per­si­les e Thi­a­go Fra­go­so, es­tre­ou no ano pas­sa­do no Rio.

A mon­ta­gem que che­ga a São Pau­lo, no en­tan­to, abre mão da nar­ra­ti­va ro­mân­ti­ca pa­ra se de­bru­çar so­bre a his­tó­ria do gê­ne­ro em qua­tro par­tes.

A pri­mei­ra abor­da cu­ri­o­si­da­des so­bre o nome bos­sa no­va. A se­gun­da ex­plo­ra a ori­gem e as in­fluên­ci­as do es­ti­lo mu­si­cal. Na ter­cei­ra, o pú­bli­co vai acom­pa­nhar os cos­tu­mes dos ar­tis­tas da épo­ca. O quar­to e úl­ti­mo bloco apre­sen­ta o mo­vi­men­to de po­pu­la­ri­da­de do gê­ne­ro pe­lo mun­do.

O elen­co con­ta com dez can­to­res/ato­res, com des­ta­que pa­ra Fa­bi Bang e My­ra Ruiz, es­tre­las da tem­po­ra­da pau­lis­ta­na de “Wic­ked”.

Ser­gio Mó­de­na as­si­na a di­re­ção e tam­bém o ro­tei­ro, que te­ve ain­da a mão do jornalista e pes­qui­sa­dor mu­si­cal Ro­dri­go Fa­our.

Já a di­re­ção mu­si­cal cou­be a De­lia Fis­cher, res­pon­sá­vel por mon­ta­gens co­mo “Elis - A Mu­si­cal” (2013). A se­le­ção in­clui clás­si­cos co­mo “Sam­ba de uma No­ta Só”, “Ela É Ca­ri­o­ca”, “O Bar­qui­nho”, “Che­ga de Saudade” e vá­ri­os ou­tros su­ces­sos, além – é cla­ro – de “Ga­ro­ta de Ipa­ne­ma”.

| DI­VUL­GA­ÇÃO

My­ra Ruiz (esq.), Claudio Lins e Fa­bi Bang es­tre­lam a pro­du­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.