So­nho cir­cen­se

Gru­po ca­na­den­se Cir­que Éloi­ze che­ga a São Pau­lo com ‘Cir­ko­po­lis’, es­pe­tá­cu­lo ins­pi­ra­do em obra do di­re­tor ale­mão Fritz Lang

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

A ma­gia de uma das tru­pes cir­cen­ses mais fa­mo­sas do mun­do, a com­pa­nhia ca­na­den­se Cir­que Éloi­ze, che­ga ho­je a São Pau­lo den­tro da Tem­po­ra­da de Dan­ça do Te­a­tro Al­fa pa­ra apre­sen­ta­ções que mis­tu­ram acro­ba­cia, te­a­tro e efei­tos es­pe­ci­ais no es­pe­tá­cu­lo “Cir­ko­po­lis”, ins­pi­ra­do no ex­pres­si­o­nis­mo ale­mão.

Ba­se­a­da na ficção ci­en­tí­fi­ca do fil­me “Me­tró­po­lis”, di­ri­gi­do por Fritz Lang em 1927, a mon­ta­gem é a no­na pro­du­ção do gru­po e se de­sen­ro­la no co­ra­ção de uma ci­da­de apa­ren­te­men­te rí­gi­da e im­po­nen­te, on­de en­gre­na­gens gi­gan­tes e por­tais es­cu­ros sim­bo­li­zam um me­ca­nis­mo que es­ma­ga a in­di­vi­du­a­li­da­de.

Em ce­na, do­ze acro­ba­tas e ar­tis­tas mul­ti­dis­ci­pli­na­res se re­be­lam con­tra a mo­no­to­nia, se rein­ven­tam e de­sa­fi­am os li­mi­tes da ci­da­de fa­bril. Atra­vés de mú­si­ca, ima­gens e ma­la­ba­ris­mos, a pla­teia vi­a­ja en­tre o so­nho e a re­a­li­da­de.

“Tra­ta-se prin­ci­pal­men­te de uma re­fle­xão so­bre a nos­sa exis­tên­cia em ci­da­des ex­tre­ma­men­te po­vo­a­das on­de vo­cê tem que olhar pa­ra den­tro de si mes­mo pa­ra po­der per­so­na­li­zar o am­bi­en­te hos­til”, ex­pli­ca Je­an­not Pain­chaud, di­re­tor do es­pe­tá­cu­lo.

Fun­da­do em 1993, o Cir­que Éloi­ze já fez apre­sen­ta­ções por mais de 440 ci­da­des em 40 paí­ses di­fe­ren­tes com sua mis­tu­ra de re­fe­rên­ci­as cor­po­rais. A com­pa­nhia par­ti­ci­pou de inú­me­ros fes­ti­vais in­ter­na­ci­o­nais, além de apre­sen­ta­ções na Bro­adway e no West End, em Lon­dres.

FO­TOS: VALÉRIE REMISE/DI­VUL­GA­ÇÃO

Com­pa­nhia já se apre­sen­tou por mais de 40 paí­ses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.