Mu­ni­ci­pal re­tor­na às ópe­ras com ‘Na­buc­co’

Mon­ta­gem de clás­si­co de Ver­di dri­bla cri­se com re­ci­cla­gem de ce­ná­ri­os de pe­ças an­ti­gas da ca­sa

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Aba­la­do pe­la cri­se econô­mi­ca e por des­vi­os de re­cur­sos, o The­a­tro Mu­ni­ci­pal pre­ci­sou abrir mão da tem­po­ra­da lí­ri­ca ro­bus­ta dos úl­ti­mos qua­tro anos. Após apre­sen­ta­ções de ópe­ras em con­cer­to, a pri­mei­ra a ga­nhar mon­ta­gem com­ple­ta em 2017 é “Na­buc­co” (1842), que es­treia ho­je sob a re­gên­cia de Ro­ber­to Minc­zuk e di­re­ção cê­ni­ca de Cle­ber Pa­pa.

Em qua­tro atos, a mú­si­ca com­pos­ta por Giu­sep­pe Ver­di pa­ra o li­bre­to de Te­mis­to­cle So­le­ra nar­ra a con­quis­ta do ter­ri­tó­rio de Ju­dá pe­lo Rei Na­bu­co­do­no­sor, da Ba­bilô­nia, e a captura do po­vo he­breu.

“Ver­di ti­nha aca­ba­do de pas­sar por uma das mai­o­res tra­gé­di­as de sua vi­da. Per­deu os fi­lhos, de­pois a es­po­sa, sua se­gun­da ópe­ra fra­cas­sou. Ele ti­nha ju­ra­do não vol­tar mais à mú­si­ca até que um ami­go lhe deu o li­bre­to de ‘Na­buc­co’. Es­sa obra re­pre­sen­ta uma su­pe­ra­ção pes­so­al de­le, por is­so é car­re­ga­da de emo­ção e be­le­za”, ex­pli­ca Minc­zuk.

Um dos ápi­ces mu­si­cais é “Va Pen­si­e­ro”, quan­do os he­breus can­tam em co­ro. “Es­se tre­cho é um íco­ne por ser um can­to da li­ber­da­de. É quan­do o po­vo de Is­ra­el se vê es­cra­vi­za­do”, ex­pli­ca ele, que vê es­se co­le­ti­vo co­mo ver­da­dei­ro pro­ta­go­nis­ta da tra­ma.

Pa­ra dri­blar a es­cas­sez de di­nhei­ro, a mon­ta­gem ima­gi­nou es­pa­ços co­mo o Tem­plo de Sa­lo­mão e os Jar­dins Sus­pen­sos da Ba­bilô­nia a par­tir da re­ci­cla­gem de an­ti­gos ce­ná­ri­os reu­ni­dos no Cen­tral Téc­ni­ca do Mu­ni­ci­pal.

O fi­gu­ri­no, cri­a­do na ca­sa por Emi­lia Reily, tam­bém se­gue a mes­ma li­nha aus­te­ra, ado­tan­do o pre­to co­mo tom cha­ve pa­ra o co­ro e ele­men­tos dou­ra­dos pa­ra iden­ti­fi­car as ori­gens dos per­so­na­gens.

No elen­co de “Na­buc­co” es­tão Ro­dol­fo Giu­li­a­ni e Douglas Hahn (Na­buc­co), Mar­cel­lo Van­nuc­ci e Eduardo Trin­da­de (Is­ma­e­le), Marly Mon­to­ni e Elai­ne Morais (Abi­gail­le); e Li­dia Schäf­fer e Ju­li­a­na Tai­no (Fe­ne­ma). METRO

| CLARISSA LAMBERT/DI­VUL­GA­ÇÃO

Ju­li­a­na Tai­no (cen­tro) se re­ve­za com Lí­dia Schäf­fer no pa­pel de Fe­ne­ma na no­va pro­du­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.