Po­lí­ti­ca

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLÁUDIO HUMBERTO CLAUDIO.HUMBERTO @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

NUNCA O GO­VER­NO EMPREGOU TAN­TO: 635 MIL PES­SO­AS.

No que­si­to con­tin­gen­te de fun­ci­o­ná­ri­os, o go­ver­no Mi­chel Te­mer ain­da é o mai­or da his­tó­ria. Se­gun­do o PEP (Pai­nel Es­ta­tís­ti­co de Pes­so­al) do Mi­nis­té­rio do Pla­ne­ja­men­to, que cal­cu­la em tempo re­al o ta­ma­nho e os gas­tos da má­qui­na pú­bli­ca bra­si­lei­ra, 635 mil pes­so­as tra­ba­lham pa­ra o go­ver­no, nes­te mo­men­to do país, e a mai­or re­mu­ne­ra­ção pa­ga no Exe­cu­ti­vo Fe­de­ral é de R$ 29,1 mil. O me­nor sa­lá­rio é R$ 1,4 mil.

RE­COR­DE HIS­TÓ­RI­CO.

O nú­me­ro de ser­vi­do­res do go­ver­no fe­de­ral cres­ceu 0,5% en­tre 2014 e 2015 e 0,8% até 2016, que foi re­cor­de. Em 2017 su­pe­rou es­se re­cor­de.

DILMA, A FAR­RA.

O mai­or in­cha­ço de pes­so­al da his­tó­ria foi de 2013 pa­ra 2014. O go­ver­no Dilma con­tra­tou 27 mil pes­so­as só no ano da sua re­e­lei­ção.

SÓ AUMENTA.

O nú­me­ro de fun­ci­o­ná­ri­os do go­ver­no fe­de­ral só di­mi­nuiu de ta­ma­nho en­tre 1997 e 2001. Des­de en­tão, o Es­ta­do in­cha to­dos os anos.

MI­LI­TA­RES REPRESENTAM APE­NAS 2% DA PM DO RIO.

A tro­pa de 950 mi­li­ta­res em­pres­ta­da pe­las For­ças Ar­ma­das pa­ra aju­dar no en­fren­ta­men­to de tra­fi­can­tes na fa­ve­la da Ro­ci­nha re­pre­sen­ta um au­men­to de 2,1% no to­tal de po­li­ci­ais dis­po­ní­vel em ba­ta­lhões da PM (Po­lí­cia Mi­li­tar) do Rio de Ja­nei­ro. A PM do Rio tem efe­ti­vo de mais de 45 mil po­li­ci­ais à dis­po­si­ção na pro­te­ção aos flu­mi­nen­ses, mas só na re­gião da ca­pi­tal são 21,5 mil PMs pro­te­gen­do a po­pu­la­ção.

MI­LI­TA­RES CON­TI­NU­AM.

Ce­le­bra­da há dois me­ses, a co­o­pe­ra­ção en­tre For­ças Ar­ma­das e o Es­ta­do do Rio de­ve con­ti­nu­ar até o fim do ano. E po­de ser pror­ro­ga­da.

AÉ­CIO NA BER­LIN­DA.

O Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral ana­li­sa ama­nhã o re­cur­so da Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral da Re­pú­bli­ca pa­ra pren­der o tu­ca­no Aé­cio Ne­ves (MG), pe­las acu­sa­ções con­ti­das na de­la­ção de Jo­es­ley & cúm­pli­ces.

“ELE MENTIU CON­TRA O PAR­TI­DO, CON­TRA A LI­DE­RAN­ÇA DE LU­LA.” GLEISI HOFFMANN, RÉ NA LA­VA JA­TO, EXPLICANDO A PU­NI­ÇÃO DO EX-MI­NIS­TRO ANTONIO PALOCCI

| WIL­SON DI­AS/AGÊNCIA BRA­SIL

O se­na­dor Aé­cio Ne­ves

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.