Po­lí­cia de SBC de­tém 16 e há sus­pei­ta de li­ga­ção com Ro­ci­nha

Di­se co­man­da ação que com­ba­te o trá­fi­co e a la­va­gem de di­nhei­ro

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Ao me­nos 16 pes­so­as fo­ram pre­sas on­tem na Gran­de São Pau­lo e em ci­da­des do li­to­ral. Elas são al­vos da Ope­ra­ção Sa­la­zar, que pre­ten­de com­ba­ter o trá­fi­co de dro­gas, o cri­me or­ga­ni­za­do e a la­va­gem de di­nhei­ro.

A ope­ra­ção foi co­man­da­da pe­la Di­se (De­le­ga­cia de In­ves­ti­ga­ções So­bre En­tor­pe­cen­tes), de São Ber­nar­do (Gran­de São Pau­lo), e, du­ran­te as in­ves­ti­ga­ções, a po­lí­cia tam­bém en­con­trou vín­cu­los das qua­dri­lhas de São Pau­lo com tra­fi­can­tes da fa­ve­la da Ro­ci­nha, na zo­na sul Rio de Ja­nei­ro.

Em uma gra­va­ção fei­ta há pou­co mais de um mês e di­vul­ga­da pe­la po­lí­cia, um cri­mi­no­so de São Pau­lo con­ver­sa com ou­tro do Rio so­bre a pos­si­bi­li­da­de de en­vi­ar ar­mas. Pa­ra o de­le­ga­do Al­do Ga­li­a­no Jú­ni­or, a re­la­ção en­tre os Es­ta­dos é de aju­da, ou se­ja, atu­al­men­te es­se ar­ma­men­to se­ria uti­li­za­do na lu­ta pe­lo do­mí­nio da Ro­ci­nha.

O de­le­ga­do in­for­mou ain­da que hou­ve uma ten­ta­ti­va de in­ter­cep­tar o trá­fi­co en­tre os dois Es­ta­dos nas ro­do­vi­as, mas não hou­ve su­ces­so. Se­gun­do ele, por en­quan­to, tam­bém não é pos­sí­vel ter cer­te­za de qual era o grau de pro­xi­mi­da­de do re­la­ci­o­na­men­to dos cri­mi­no­sos. In­ter­lo­cu­tor pre­so En­tre os pre­sos, es­tá Fa­bi­a­no Rob­son dos San­tos, atu­al­men­te co­nhe­ci­do co­mo o Ne­gão da Bai­xa­da. Pa­ra des­pis­tar a po­lí­cia, o cri­mi­no­so já uti­li­zou di­ver­sos ape­li­dos, en­tre eles Sa­la­zar, que deu ori­gem ao no­me da ope­ra­ção.

Fa­bi­a­no San­tos fi­ca­va em Praia Gran­de e é o cri­mi­no­so que re­ce­be o pe­di­do das ar­mas na gra­va­ção di­vul­ga­da. Ele tam­bém é apon­ta­do co­mo o con­ta­to dos cri­mi­no­sos ca­ri­o­cas no li­to­ral. O ho­mem com quem ele con­ver­sa não foi iden­ti­fi­ca­do.

Além dos pre­sos, a po­lí­cia tam­bém apre­en­deu ce­lu­la­res, di­nhei­ro e di­ver­sas ar­mas, en­tre as qu­ais uma es­pin­gar­da ca­li­bre 12, uma pis­to­la e uma bes­ta.

Na ope­ra­ção, os po­li­ci­ais fo­ram pa­ra Pe­drei­ra, Socorro, Bra­gan­ça Pau­lis­ta, São Pau­lo, Cu­ba­tão, San­tos, Mon­ga­guá, Cananeia, Igua­pe e Ilha Com­pri­da. ME­TRO

| MAR­CE­LO GON­ÇAL­VES/SIGMAPRESS/FOLHAPRESS

Ar­mas tam­bém fo­ram apre­en­di­das

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.