Mau tempo afe­ta 40 ci­da­des no RS

Chu­va for­te e ven­ta­nia que su­pe­rou 100 km/h em al­guns lo­cais cau­sa­ram des­te­lha­men­tos, fal­ta de ener­gia elé­tri­ca e que­da de ár­vo­res e pos­tes em re­giões do Es­ta­do

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A De­fe­sa Ci­vil do Rio Gran­de do Sul cal­cu­la­va, na tar­de de on­tem, que 40 mu­ni­cí­pi­os ha­vi­am si­do atin­gi­dos pe­los efei­tos do mau tempo, cau­san­do des­te­lha­men­tos, que­da de ár­vo­res e pos­tes e fal­ta de luz.

Uma das ci­da­des mais atin­gi­das foi San­ta Ma­ria, no cen­tro do Es­ta­do. So­men­te du­ran­te a ma­nhã, 150 fa­mí­li­as ha­vi­am se ca­das­tra­do pa­ra re­ce­ber lo­nas de­vi­do a des­te­lha­men­tos. O gi­ná­sio do Co­lé­gio Ma­ris­ta San­ta Mar­ta, pa­ra on­de es­sas pes­so­as de des­lo­ca­ram pa­ra in­for­mar os es­tra­gos, foi uti­li­za­do tam­bém pa­ra a dis­tri­bui­ção de 3,6 mil me­tros de lo­nas. Ou­tras 40 fa­mí­li­as ha­vi­am se ca­das­tra­do na se­de da De­fe­sa Ci­vil no mu­ni­cí­pio.

Se­gun­do o ma­jor Ger­son Freitas, da De­fe­sa Ci­vil de San­ta Ma­ria, pe­lo me­nos 120 re­si­dên­ci­as fo­ram da­ni­fi­ca­das pe­lo mau tempo. “Ven­tos for­tes e mui­ta chu­va cau­sa­ram da­nos em pra­ti­ca­men­te to­dos os bair­ros atin­gi­dos. Nos­sa pri­o­ri­da­de é o aten­di­men­to às pes­so­as que ti­ve­ram as re­si­dên­ci­as afetadas. Não re­co­men­da­mos a co­lo­ca­ção de lo­nas nes­te mo­men­to pa­ra não cau­sar aci­den­tes”, afir­mou o ma­jor.

As au­las fo­ram sus­pen­sas em al­gu­mas es­co­las, prin­ci­pal­men­te em áre­as mais afas­ta­das da ci­da­de. Tam­bém ha­via re­gis­tro de fal­ta de luz em boa par­te do mu­ni­cí­pio.

Em Uru­guai­a­na, na fron­tei­ra oes­te, os ven­tos che­ga­ram a 105 km/h, cau­san­do des­te­lha­men­tos, que­da de ár­vo­res e cor­te na ener­gia elé­tri­ca. “O even­to mai­or acon­te­ceu no des­te­lha­men­to de uma ca­sa que te­ve par­te do te­lha­do jo­ga­do pa­ra ci­ma de ou­tra re­si­dên­cia”, dis­se o co­or­de­na­dor da De­fe­sa Ci­vil do Mu­ni­cí­pio, Pau­lo Whol­ters.

A Ser­ra Gaú­cha foi ou­tra re­gião mui­to afe­ta­da pe­lo tem­po­ral. Em Ben­to Gon­çal­ves, a ven­ta­nia cau­sou mui­tos es­tra­gos, co­mo des­ta­cou o co­or­de­na­dor da De­fe­sa Ci­vil do mu­ni­cí­pio, Thi­a­go Fa­bris. “Aqui foi o ven­da­val que des­te­lhou mui­tas ca­sas, mais ou me­nos 50 ca­sas e 20 ár­vo­res caí­das. Ven­tos en­tre 80 km/h e 100 km/h, acre­di­ta­mos”, apon­tou.

Em Ro­sá­rio do Sul, par­te de uma lo­ja de­sa­bou. Já em Ca­ra­zi­nho, o te­lha­do da rodoviária ce­deu du­ran­te a ma­dru­ga­da por cau­sa da chu­va in­ten­sa. Nin­guém fi­cou ferido nos dois ca­sos.

Al­gu­mas es­tra­das fo­ram in­ter­rom­pi­das por cau­sa do tem­po­ral, co­mo a ERS-508 (San­ta Bár­ba­ra do Sul-Palmeira das Missões), a BR-287 en­tre San­ti­a­go e Ja­gua­ri – afe­ta­da em vá­ri­os tre­chos de­vi­do ao tom­ba­men­to de ár­vo­res – e a BR-153 em Ba­gé, com que­da de bar­rei­ra. ME­TRO POA

| DIVULGAÇÃO

Te­lha­do de ca­sa atin­giu imó­vel vi­zi­nho em Uru­guai­a­na, que foi um dos mu­ni­cí­pi­os mais atin­gi­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.