Dis­pu­ta de mi­ni­a­viões tem equi­pes da re­gião

Vo­an­do bai­xo. Uni­ver­si­tá­ri­os do ABC par­ti­ci­pam da 19ª Com­pe­ti­ção SAE Bra­sil Ae­roDe­sign, que co­me­ça quin­ta-fei­ra

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Es­tu­dan­tes da UFABC (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do ABC) e do Cen­tro Universitário FEI, em São Ber­nar­do, vão par­ti­ci­par de um cam­pe­o­na­to en­tre mi­ni­a­viões, que tem iní­cio quin­ta-fei­ra, em São Jo­sé dos Cam­pos, no in­te­ri­or de São Pau­lo. É a 19ª Com­pe­ti­ção SAE Bra­sil Ae­roDe­sign, a mai­or dis­pu­ta en­tre alu­nos da Amé­ri­ca La­ti­na.

As ae­ro­na­ves são con­tro­la­das via rá­dio e dis­tri­buí­das em três ca­te­go­ri­as de acor­do com o ta­ma­nho e as ha­bi­li­da­des: Mi­cro, Re­gu­lar e Ad­van­ced. Os aviões do mo­do re­gu­lar, em que as equi­pes Har­pia Ae­rode­sign UFABC e FEI Re­gu­lar es­tão ins­cri­tas, po­dem ter, no má­xi­mo, três me­tros de di­â­me­tro e 75 cen­tí­me­tros de al­tu­ra.

Se­rão qu­a­tro di­as de com­pe­ti­ção di­vi­di­dos em pro­vas teó­ri­cas – apre­sen­ta­ção do pro­je­to – e prá­ti­cas, na qual as ae­ro­na­ves pas­sam por ba­te­ri­as de vo­os em que o de­sa­fio é le­var a mai­or quan­ti­da­de de pe­so útil em um cir­cui­to pré-es­ta­be­le­ci­do. A pon­tu­a­ção au­men­ta con­for­me a quan­ti­da­de de ma­te­ri­al car­re­ga­do pela ae­ro­na­ve e o cum­pri­men­to das re­gras de de­co­la­gem e pou­so.

O ob­je­ti­vo do even­to é co­lo­car em prá­ti­ca o que é apren­di­do em sa­la de au­la, além de pre­pa­rar os alu­nos pa­ra o que a in­dús­tria irá exi­gir fu­tu­ra­men­te.

Mui­to tra­ba­lho

O es­tu­dan­te do quar­to ano de en­ge­nha­ria es­pa­ci­al da UFABC Lu­cas dos San­tos Baião, 22 anos, é o ca­pi­tão da equi­pe Har­pia. Seu so­nho é ser pi­lo­to de avião, e es­se foi o mo­ti­vo que o le­vou ao cur­so na fe­de­ral da re­gião. O gru­po sob co­man­do do universitário tem 40 in­te­gran­tes e par­ti­ci­pa do cam­pe­o­na­to des­de 2009. Em 2013, con­se­gui­ram a melhor co­lo­ca­ção, o 16º lu­gar nas pro­vas prá­ti­cas da ca­te­go­ria Re­gu­lar. “Es­se ano é es­pe­ci­al por cau­sa das di­fi­cul­da­des que pas­sa­mos. Nós pre­ten­de­mos fi­car en­tre os 10 pri­mei­ros”, afir­mou. O avião é fei­to de fi­bra de car­bo­no e ma­dei­ra bal­sa.

A pre­pa­ra­ção pa­ra o cam­pe­o­na­to co­me­ça ce­do. As­sim que es­sa edi­ção ter­mi­nar, a cons­tru­ção pa­ra o pró­xi­mo ano já tem iní­cio. “Te­mos mui­ta mo­ti­va­ção. To­do o ca­mi­nho que a gen­te tri­lha é de mui­to tra­ba­lho, de cer­ca de 60 ho­ras se­ma­nais de de­di­ca­ção”, com­ple­tou.

Com 15 in­te­gran­tes, a equi­pe FEI Re­gu­lar al­can­çou a 7ª co­lo­ca­ção no cam­pe­o­na­to do ano pas­sa­do. A in­ti­tui­ção de en­si­no ain­da con­ta com ou­tro gru­po, o FEI Mi­cro.

In­ter­na­ci­o­nal

Par­ti­ci­pam da com­pe­ti­ção cin­co equi­pe es­tran­gei­ras, sen­do elas da Ve­ne­zu­e­la e do Mé­xi­co. No Bra­sil, a dis­pu­ta tem re­pre­sen­tan­tes de uni­ver­si­da­des de 16 es­ta­dos e do Dis­tri­to Fe­de­ral, com 94 equi­pes ins­cri­tas nas três ca­te­go­ri­as.

FOTOS: DI­VUL­GA­ÇÃO

Ae­ro­na­ves são con­tro­la­das via rá­dio Cam­pe­o­na­to tem qu­a­tro di­as de du­ra­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.