Se­cre­tá­rio des­car­ta no­va cri­se hí­dri­ca no es­ta­do

Metro Brazil (ABC) - - FOCO -

Após mês de ju­lho com qua­se na­da de chu­va, o ní­vel dos re­ser­va­tó­ri­os que abas­te­cem a Gran­de São Paulo bai­xou. O sis­te­ma Rio Gran­de, por exem­plo, que abas­te­ce gran­de par­te do ABC com águas da re­pre­sa Bil­lings, re­gis­trou o me­nor ní­vel dos úl­ti­mos 15 anos pa­ra o mês. No en­tan­to, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do de Sa­ne­a­men­to e Re­cur­sos Hí­dri­cos, Ricardo Bor­sa­ri, des­car­tou on­tem, em São Ber­nar­do, uma no­va cri­se hí­dri­ca.

“Te­mos si­tu­a­ção ab­so­lu­ta­men­te sob con­tro­le. Es­ta­mos em um pe­río­do de es­ti­a­gem se­ve­ra, equi­va­len­te a que ti­ve­mos em 2014 e 2015, mas as obras que fizemos nos per­mi­tem tran­qui­li­da­de pa­ra afir­mar ca­te­go­ri­ca­men­te que em 2018 até o fim de 2019 não te­re­mos cri­se mes­mo nos pi­o­res ce­ná­ri­os de chu­va”, afir­mou.

Ele ci­tou os pro­je­tos de trans­po­si­ções do rio Ja­gua­ri pa­ra o Ati­bai­nha, do sis­te­ma Rio Gran­de pa­ra o Tai­a­çu­pe­ba, e o iní­cio de ope­ra­ção do sis­te­ma São Lourenço.

Bor­sa­ri afir­mou que ra­ci­o­na­men­to de água em São Paulo es­tá “ab­so­lu­ta­men­te des­car­ta­do” e que “es­sa hi­pó­te­se não exis­te”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.